Cuiabá | MT 19/04/2024
Política MT
Segunda, 18 de fevereiro de 2019, 15h52

Sala da Mulher promove visita técnica à Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis


Luiz Marchetti

Como contribuir para que 117 mulheres privadas de liberdade possam ser, de fato, ressocializadas? Uma equipe da Sala da Mulher, braço social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, visitou, na última sexta-feira (15) a Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis, a convite dos gestores da unidade, para verificar como pode contribuir em uma parceria.

Em visita, a diretora da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira, e membros da equipe verificaram a estrutura física e os projetos desenvolvidos para as 117 reclusas – número próximo à capacidade máxima, de 120 mulheres. “A gente veio para conhecer as principais demandas, porque esse é o nosso papel: promover políticas públicas para todas as mulheres, sem distinção”, garantiu Dani Paula.

A diretora da Cadeia, Silvana dos Santos Leite Lopes, apontou que o principal objetivo é promover cursos às recuperandas, por três motivos: ocupar o tempo delas de forma engrandecedora; oferecer atividades complementares ou profissões para desempenharem quando em liberdade; e contribuir com a remição de pena – direito de redução de 1 dia de pena a cada 24 horas participando em projetos desenvolvidos na unidade penitenciária.

A proposta de parceria entre a Sala da Mulher e a cadeia pública vai de atividades mais simples e imediatas a ações com efeito de longo: inicialmente, a unidade social da ALMT buscará formas de dispor de materiais para crochê – para que as recuperandas façam produtos, como tapetes, vendam e a renda seja revertida internamente; em médio prazo, buscará outras parcerias para a construção de uma sala de aula (com mão de obra das próprias reclusas e de recuperandos da cadeia masculina do município); e, por fim, mediará cursos lá dentro.

As instituições envolvidas se comprometeram a buscar outras parcerias, como a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, o Senac, a Unemat e UFMT da região e a própria estrutura do estado, como a Seduc.

Participaram da reunião e da visita técnica, além da equipe da Sala da Mulher e da diretora da unidade penitenciária, o tesoureiro da Associação dos Servidores da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis, Sigefredo Cavalcante Neto, a psicóloga Priscila de Salles Toti Domiciano e a assistente social Daiane Garcia de Lima Genoud, ambas servidoras da cadeia feminina.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114