Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 24 de abril de 2019, 19h52

Indústrias podem ser obrigadas a divulgar a quantidade de sal e açúcar nos produtos


.

O deputado estadual Paulo Araújo (PP), apresentou Projeto de Lei, na sessão vespertina da última terça-feira (23), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que torna obrigatório às indústrias de alimentos, refrigerantes e sucos que produzem, e comercializam produtos em Mato Grosso a informar, nos respectivos rótulos, a quantidade de sal e açúcar contida nos produtos.

Para o parlamentar, na maioria das vezes, as pessoas desconhecem o valor nutricional dos alimentos e o aparecimento precoce de doenças, como a hipertensão estão diretamente relacionadas com o hábito alimentar. “Doenças que antigamente eram consideradas de adultos, estão cada vez mais está atingindo toda a população, independentemente da idade do indivíduo. O índice de obesidade em crianças e adulto está crescendo em todo mundo, por isso avalio a relevância desse projeto”, esclareceu Paulo Araújo.

No texto é destacado que o quantitativo de sal e açúcar presente nos alimentos deve ser informado no rótulo tendo como unidade medidas caseiras, estabelecendo o mínimo de 20% da área total da etiqueta. A informação deve ser apresentada de forma didática e ostensivamente destacada, utilizando-se de imagens que ilustrem o sentido da mensagem.

Caso o projeto seja provado, a norma deverá ser seguida pela indústria de refrigerantes, de sucos industrializados, de biscoitos doces e de salgados, de salgadinhos, de bolos prontos e mistura para bolos e de chocolates. As indústrias terão um prazo de 180 dias para adequação dos rótulos.

Na justificativa, Paulo Araújo, assegura que apresentar no rótulo informações sobre a quantidade de açúcar e de sal contidos nos alimentos industrializados, em unidade de medida que as pessoas possam entender e comparar permitirá melhor escolha sobre a qualidade dos alimentos adquiridos.

“É imperativo que os rótulos não apresentem apenas informações técnicas, mas também de forma clara e objetiva saber o que estou consumindo e consequentemente cuidando da saúde”, concluiu o deputado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114