Cuiabá | MT 18/04/2024
Política MT
Quinta, 01 de agosto de 2019, 12h32

Empresários de Várzea Grande terão registro simplificado


A intenção é desburocratizar e incentivar a atividade empreendedora, a geração de emprego e renda, e como reflexo, o desenvolvimento do estado.

 

Tchêlo Figueiredo
.

 

A partir da próxima segunda-feira (5) os serviços para quem abrir uma empresa, ou já possui um empreendimento na cidade de Várzea Grande, estarão integrados pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples). Um Termo de Cooperação entre a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), e a Prefeitura Municipal, que possibilita a mudança, foi assinado na manhã desta quarta-feira (31), no gabinete da prefeita Lucimar Sacre de Campos.

“De forma efetiva, o governo do estado vai levando a todos os municípios a simplificação para que você possa abrir uma empresa, começar um novo negócio, sem grandes burocracias, com facilidade de trânsito das informações entre os órgãos”, explica o secretário de Estado de Desenvolvimento, Cesar Miranda.

A prefeita Lucimar Campos ressaltou que a implementação do projeto vai colaborar com o desenvolvimento da cidade, atraindo investimento, indústrias, e abertura de novos negócios, além de melhorar o ambiente para os empresários que já estão instalados na localidade.

Conforme a presidente da Jucemat, Gercimira Rezende, os processos totalmente digitais já são uma realidade. A maioria dos serviços oferecidos pela autarquia, inclusive o atendimento para dúvidas, são ofertados pela internet, sem processo físico.

“O empresário ou contador constitui a empresa hoje totalmente de forma digital, mas ele precisava trazer os papéis aqui para Várzea Grande e dar entrada em um processo para ter o seu alvará ou licença. Agora, com a integração, é tudo via internet. A Prefeitura terá acesso ao banco de dados da Junta Comercial, sem precisar que o munícipe venha até a prefeitura”, explica.

Outro benefício da integração de dados é a redução de custos, já que antes os empresários ou contadores precisavam de custear o deslocamento, gastos com cartório, correios, entre outros.

Conforme a secretaria de Gestão Fazendária de Várzea Grande, Lucineia Ribeiro dos Santos, diversas secretarias municipais se empenharam em um trabalho prévio para receber a novidade. “Precisamos de tempo, cautela, zelo, alterar legislação e estruturar as secretarias, pois sem essa lição de casa, não teríamos como fazer valer esse termo”.

Estiveram presentes também os presidentes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), Manoel Lourenço, do Conselho Regional de Administração, Helio Tito Simões de Arruda, da Câmara de Dirigentes Lojista de Várzea Grande (CDL/VG), David Pintor, da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), José de Arimatéia Barbosa, além de vereadores e outras autoridades.

 

Redesimples

Com a implementação do progrma, o registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, serão feitos por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. A intenção é desburocratizar e incentivar a atividade empreendedora, a geração de emprego e renda, e como reflexo, o desenvolvimento do estado.

A plataforma de integração de dados foi realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e integra atualmente dados da Jucemat, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, e dos municípios parceiros.

Ao todo, 13 municípios integram a Redesimples em Mato Grosso. Além de Várzea Grande que ofertará os serviços a partir do dia 5 de agosto, Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Primavera do Leste, Campo Verde, Alta Floresta, Paranaíta, Nova Ubiratã, e Guarantã do Norte já estão integrados. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114