Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 11 de agosto de 2011, 17h34

Setor agrícola necessita de políticas públicas, afirma Riva


O presidente do Poder Legislativo apontou que a falta de investimento no processo de industrialização, aliada a uma logística precária e sem políticas públicas, deixam o setor agrícola brasileiro vulnerável a crises mundiais

As inconstâncias da economia mundial afetam diretamente o setor agrícola brasileiro, em especial, o de Mato Grosso, que contribui significativamente com a Balança Comercial despontando como um dos maiores produtores de grãos e de gado do país. Para isso, criar políticas públicas voltadas ao segmento produtivo tem que ser uma prioridade do Governo Federal. Essas foram algumas das ponderações feitas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, durante o primeiro encontro da subcomissão do endividamento agrícola da Câmara dos Deputados, realizado nesta quinta-feira (11.08) no Plenário das Deliberações Renê Barbour, para discutir sugestões para o pagamento da dívida dos produtores rurais.

“Os produtores de Mato Grosso são um dos mais competentes do mundo, mas paga um preço alto pelo custo de produção, isto porque o Brasil, em um determinado momento, não priorizou o debate sobre logística de transporte, como a discussão sobre hidrovia e ferrovias”, declarou Riva ao parabenizar a iniciativa da subcomissão, principalmente, ao deputado Neri Geller que é membro e foi um dos articuladores do evento. “Essa discussão não fica restrita a Mato Grosso, mas os produtores do Brasil inteiro estão interessados. E, neste sentido, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso se coloca como parceira”.

O presidente do Poder Legislativo apontou que a falta de investimento no processo de industrialização, aliada a uma logística precária e sem políticas públicas, deixam o setor agrícola brasileiro vulnerável a crises mundiais, como a que pode ocorrer nos próximos dias. “Há necessidade de políticas públicas por parte da União para atender o setor. Estamos à beira de uma crise mundial, que mais uma vez afetará o nosso mercado e economia. É preciso encontramos uma saída para que o setor não fique tão vulnerável, pois é o segmento que alavanca a economia do Brasil”.

ZSEE - Na oportunidade, o deputado elogiou a aprovação na Câmara Federal do Novo Código Florestal, que veio garantir maior segurança jurídica ao Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE). “Fizemos o nosso dever de casa. Tanto que dia 19 de agosto teremos uma audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para explicar o zoneamento”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114