Cuiabá | MT 19/04/2024
Política MT
Sexta, 12 de agosto de 2011, 11h41

Município de Sinop pode pagar caro por manter hospital fechado


Técnicos do Ministério da Saúde vistoriaram a obra e solicitaram a devolução de recursos empregados pela União.

 

 

O parlamentar Fernando Assunção (PSDB) apresentou aos demais vereadores e para comunidade sinopense, documento expedido pelo Ministério da Saúde, que traz em seu conteúdo um relatório completo sobre uma nova vistoria realizada no prédio do Hospital Municipal de Sinop, pronto desde 2008.

 

A constatação feita pelos técnicos federais é clara, o “Hospital Municipal, objeto do convênio com o Ministério da Saúde foi concluído em sua totalidade no dia 09 de dezembro de 2008 e recebida pelo Ministério no dia 11 de dezembro de 2008”, ou seja, 100% da obra entregue na gestão do então prefeito e hoje deputado Federal Nilson Leitão (PSDB) está pronta para ser utilizada pela população.

 

Outro ponto grave detalhado no relatório do ministério é a recomendação para que seja feita a devolução dos valores concedidos a Prefeitura de Sinop, através de via da GRU (Guia de Recolhimento da União), na quantia de R$ 4.445.300,00.

 

O vereador peessedebista trouxe a tona o caso como forma de alerta para autoridades e população. Assunção expôs sua preocupação quanto aos consecutivos atrasos que o Hospital de Sinop vem sofrendo para enfim estar à disposição da população e em pleno funcionamento. Ele ressalta ainda os acordos feitos pelo Prefeito Juarez Costa (PMDB), com Ministério da Saúde, através do Ofício 234/2010, qual pactuava o compromisso de disponibilizar o Bloco de UTI até o final do ano de 2010 e Ofício 228/2010 ambos de 31 de março de 2010, que definia como último prazo, o final do ano de 2010, para a abertura do Hospital. Todos os compromissos mencionados não foram cumpridos. Segundo o vereador é público e notório a falta de leitos nas unidades de saúde e a Prefeitura de Sinop há quase três anos não prioriza o funcionamento dos mais de 74 leitos na unidade Hospitalar construída em anexo ao Pronto Socorro Municipal.

 

Para Assunção o Prefeito de Sinop e o Secretário Estadual de Saúde faltam com a verdade no tema saúde pública de Mato Grosso e preferem usar do modelo da “barrigoterapia” para lidar com problema.

 

O vereador afirmou ainda que irá encaminhar o documento ao MPF (Ministério Público Federal) e a CGU (Controladoria Geral da União) no intuito de alertar os órgãos competentes quanto a situação vivida hoje no município de Sinop. Mesmo com o repasse do prédio do Hospital para o Governo do Estado, a situação continua a mesma, o prédio inutilizado e a comunidade padecendo de infra estrutura para atendimento de saúde.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114