Artigos

Resiliência
Gabriel Novis Neves
Parabéns meus homens
Marcos Bidoia
SEMA! Descentralizar para preservar II!
Romildo Gonçalves
Parabéns, advogado(a) candidato(a)!
Leonardo Pio da Silva Campos
Falando de vitórias, ou ...
Marcos Bidoia
» mais
Comentar           Imprimir
Política
Sábado, 21 de julho de 2012, 06h21

Fiscalização da Lei Antifumo é intensificada


O Procon-MT intensificou a fiscalização da Lei Antifumo após finalizar o trabalho de divulgação e orientação em bares, restaurantes e casas noturnas de Cuiabá. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), a Lei n° 9.256/2009, que recebeu alterações na Lei 9.552/2011, proíbe o consumo de cigarros, charutos, cachimbos ou de qualquer outro fumo em ambientes coletivos.

Neste sentido, o Procon-MT realizou o trabalho de sensibilização com os setores envolvidos. “Promovemos reuniões com os proprietários e representantes dos estabelecimentos, fizemos a orientação das proibições da lei e deixamos materiais como adesivos e cartilhas para serem distribuídos”, explicou o gerente fiscalização do órgão, Ivo Vinícius Firmo.

Após a primeira etapa de sensibilização, o Procon-MT juntamente com outros órgãos e entidades promoveram a divulgação com panfletagens em inúmeros estabelecimentos comerciais da Capital. Durante a realização da 48ª Expoagro, a equipe de fiscalização iniciou a autuação dos estabelecimentos. “Nesta semana, já recebemos várias denúncias. A lei está na nossa check-list e todas as informações que recebemos de descumprimento serão verificadas. A população pode fazer a denúncia pelo telefone 151”, afirmou.

Sobre a Lei Antifumo, de autoria de José Riva, o gerente de fiscalização elogiou o trabalho de implementação das medidas que protejam os consumidores. “Recebemos muito bem esse trabalho. Estamos preocupados com a saúde da população e a lei é clara em pensar na coletividade. Por isso, é essencial existir um ambiente livre do fumo”, argumentou Ivo Firmo.
Autor da lei, José Riva analisa que a fiscalização é fundamental para reduzir o número de fumantes no Estado. “É importante termos ações como essa de combate efetivo ao fumo. Pois, é uma das causas de milhões de mortes no mundo inteiro. Em Mato Grosso, os números também são alarmantes”, declarou José Riva.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a Capital de Mato Grosso está entre as cinco cidades do país com maior número de fumantes, com percentual de 16%. “Precisamos de medidas eficazes para diminuir esse vício. Principalmente, entre os jovens, pois o consumo é alto”, alerta Riva. Ivo Firmo revelou ainda que o trabalho também está sendo realizado no interior de Mato Grosso. “Onde o Procon-MT estiver percorrendo vamos estender a fiscalização”, confirmou.

Lei Antifumo – Conforme a lei, é proibido fumar em ambientes coletivos - onde haja permanência ou circulação de pessoas, como bares, restaurantes, boates, praças de alimentação, hotéis, locais de trabalho, supermercados e transporte coletivo. O consumidor que insistir em fumar nesses locais poderá ser advertido e retirado por força policial.

Os comerciantes também deverão afixar cartazes informativos sobre a proibição de “Não Fumar” em pontos de ampla visibilidade, com indicação de telefone e endereço dos órgãos da Vigilância Sanitária e da Defesa do Consumidor. A Lei nº 9.256 passou por modificações no ano passado e agora também é proibida a destinação de locais específicos para fumar nos estabelecimentos, sendo, portanto, vedada a instituição de fumódromos, conforme o art. 3ª da nova Lei Estadual n. 9.552/11.

Outras legislações - O deputado José Riva tem trabalhado na Assembleia Legislativa para o combate ao fumo. Ele é autor de três legislações nesse sentido. Além da lei antifumo, já havia criado a lei n° 8.613, de 26 de dezembro de 2006, proibindo o consumo de cigarros e outros produtos fumígeros derivados ou não de tabaco, em quaisquer recintos dos hospitais e postos da rede pública de saúde do Estado de Mato Grosso.

O parlamentar também foi autor da Lei nº 7.761, de 22 de novembro de 2002, que institui e oficializa a Campanha Estadual de Combate ao Fumo, a ser realizada em todo o território mato-grossense na primeira semana do mês de agosto. O objetivo é alertar a população, principalmente os jovens, para os malefícios advindos do uso do fumo. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Quantos prefeitos-em chefe existem em Primavera do Leste?

Dois
Três
Cinco
É intriga dos adversários
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114