Artigos

Resiliência
Gabriel Novis Neves
Parabéns meus homens
Marcos Bidoia
SEMA! Descentralizar para preservar II!
Romildo Gonçalves
Parabéns, advogado(a) candidato(a)!
Leonardo Pio da Silva Campos
Falando de vitórias, ou ...
Marcos Bidoia
» mais
Comentar           Imprimir
Política
Quinta, 16 de agosto de 2012, 06h47

AMM vai realizar curso sobre ações eleitorais e prestação de contas


A Associação Mato-grossense dos Municípios está investindo em um amplo programa de preparação dos prefeitos visando garantir a orientação necessária para assegurar a transparência no processo eleitoral. A realização do Curso de Prestação de Contas – Eleição 2012 e Ações Eleitorais é a mais nova iniciativa da instituição, em parceria com a Associação Mato-grossense de Magistrados – AMAM. A capacitação será promovida nos dias 30 e 31 de agosto, das 8 às 12 e das14 às 18 horas, no auditório da AMM.

A parceria foi discutida durante reunião no início deste mês, entre a equipe técnica da AMM com o presidente da AMAM, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, na sede da associação dos magistrados. Os temas foram definidos durante o encontro, considerando a sua importância para os gestores neste período que antecede as eleições. Participaram também da reunião os juízes Sebastião Ribeiro e Eduardo Calmon, que foi palestrante do Congresso de Direito Público Municipal, realizado recentemente pela AMM.

A coordenadora jurídica da AMM, Débora Simone Faria Rocha, destacou a importância da iniciativa para esclarecer os prefeitos sobre a legislação eleitoral. A advogada ressaltou que a realização do curso vai fortalecer a parceria da instituição com o poder Judiciário, que exerce importância fundamental no contexto político e social do estado e para garantir o equilíbrio e a transparência na administração pública. Já existe um Termo de Cooperação Técnica entre a AMM e o Tribunal de Justiça, formalizado para facilitar a negociação do pagamento de precatórios pelos municípios.

Serão abordadas questões jurídicas teóricas e práticas e os participantes que acompanharem 75% do conteúdo programático vão receber certificado. A programação do curso sobre Ações Eleitorais inclui os seguintes temas: representação por propaganda eleitoral, captação ilícita de sufrágio, captação ilícita de recursos, condutas vedadas, doações acima do limite, recurso contra expedição de diplomas, ação de investigação judicial eleitoral e ação de impugnação de mandato eletivo.

Os temas que serão tratados na capacitação sobre Prestação de Contas serão os seguintes: noções iniciais e legislação aplicável, providências iniciais, recursos, arrecadação, gastos autorizados, reserva individual rotativa, sobras de campanha, como fazer a prestação de contas, além do processamento da prestação de contas.

O módulo sobre Prestação de Contas será ministrado pelo analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, Fabrício Napoleão Teixeira Batista, e o módulo sobre Ações Eleitorais será ministrado pelo juiz de direito Antônio Veloso Peleja Junior.

Para reforçar a orientação aos gestores, a AMM lançou em maio deste ano, durante o Encontro de Prefeitos, um manual com orientações sobre as limitações e as condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais. O material pode ser utilizado tanto pelos prefeitos candidatos à reeleição quanto pelos que irão concorrer ao primeiro mandato. A Lei de Responsabilidade Fiscal e o fechamento de contas em final de mandato também são itens presentes no manual, além de resoluções, comentários, e algumas leis. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Quantos prefeitos-em chefe existem em Primavera do Leste?

Dois
Três
Cinco
É intriga dos adversários
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114