Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Segunda, 14 de abril de 2014, 19h48

Polícia Militar passa a utilizar tecnologia android para fiscalizar o trânsito


 

A partir desta terça-feira (15-04), a Polícia Militar de Mato Grosso passará a utilizar a tecnologia android nas fiscalizações de trânsito. Com o novo sistema “o policial deixará de atuar de maneira manual para trabalhar de forma eletrônica, com uso de um aplicativo específico, instalado em 100 smartphones”, conforme explica o coordenador de Tecnologia de Informação da PM, capitão Edson Carvalho Junior, A aquisição da tecnologia foi feita por meio de uma parceria entre a PM, a Centro de Processamentos de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e empresa de telefonia Oi.

De acordo com o capitão Carvalho, foram empregados cerca de R$ 350 mil na aquisição da tecnologia e no treinamento de todo o efetivo do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), responsável pela aplicação das multas.

O comandante adjunto do BPMTran, Mariowillian Ribeiro, também esclarece que “com o sistema talonário eletrônico haverá uma redução no processo de tramitação da multa, no qual o policial, o sistema de informação do Detran e empresa contratada para envio das multas necessitavam de três dias para concluir todo o processo, da aplicação ao envio da multa ao cidadão infrator”.

O coordenador de TI da PM explica que somente os 100 smartphones, até então, estão habilitados para aplicar a multa. “Por meio do aplicativo, o policial poderá, além de aplicar a multa de maneira mais rápida e segura, anexar fotos ao sistema como evidência da infração. Esse novo sistema vai refletir diretamente na redução de recurso abertos junto ao Detran”, disse o capitão Carvalho.

Para ele há outra questão positiva com a implantação da tecnologia: “o policial terá, a qualquer momento, a possibilidade de consultar veículos e condutores. E isso reduzirá a enorme demanda existente de consultas via rádio comunicação, feita por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o Ciosp”.

O treinamento de Administração e Uso do Sistema Talonário Eletrônico, aplicado aos 100 policiais BPMTran, foi realizado entre os dias 07 e 11 deste mês, no Comando Geral da PM, em Cuiabá.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114