Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Sexta, 04 de julho de 2014, 20h18

Proposta de Sebastião Rezende de conscientização sobre drogas vira lei


Foto:Maurício Barbant

Agora é Lei. Proposição de autoria do deputado estadual Sebastião Rezende (PR) que visa garantir a inclusão da frase “Dizer não às drogas é um ato de liberdade e inteligência” nos ingressos e material promocional de eventos de natureza cultural, esportiva, recreativa e similares foi sancionada pelo governador Silval Barbosa.

Os eventos em que haja participação ou apoio financeiro do Governo do Estado, bem como nos projetos alcançados pelo Fundo Estadual de Fomento à Cultura deverão seguir as determinações previstas na nova legislação (Lei 10.118). A frase sugerida pelo parlamentar também deverá constar do material promocional como panfletos, placas, faixas, bem como na reprodução de CDs, DVDs, livros, revistas e materiais cinematográficos.

“Verificada a ocorrência do descumprimento do disposto nesta Lei, a entidade promotora do evento não mais poderá beneficiar-se do recebimento de novos valores a título de participação ou apoio financeiro do Governo do Estado em suas próximas promoções”, consta na Lei. A iniciativa é apontada como mais uma “arma” na prevenção e combate ao consumo de drogas em Mato Grosso.

Sebastião Rezende justifica que a Lei vem ao encontro da campanha que ganhou corpo em Mato Grosso, liderada a princípio pelo Ministério Público Estadual, intitulada “Todos Contra as Drogas Ilícitas”.

“Dentre os males que assolam nosso Estado, o consumo de droga ilícita é a que mais causa prejuízo social. Além de danos à saúde do usuário e transtornos familiares quase sempre irremediáveis, a droga, conforme estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública, é uma das grandes responsáveis pelo alto índice de criminalidade no Mato Grosso”, argumentou.

O parlamentar destacou ainda que a inclusão da frase em questão evoca dois princípios fundamentais: o da “memória visual” (o que é visto dificilmente é esquecido) e o da contra-partida (os promotores de eventos que buscarem incentivos e recursos do Governo de Estado para seus eventos devem ser compelidos a usar tal frase nos materiais promocionais e nos ingressos).

Segundo o deputado, “a frase subliminar, de alto teor sugestivo, atuará de forma indireta no subconsciente dos participantes e atingirá o objetivo desejado na consciência deles”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114