Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Quarta, 23 de julho de 2014, 07h52

Secretários de Segurança reúnem com Ministro da Justiça para discutir ações na fronteira


Secretários de Segurança Pública de quatro estados que fazem fronteira com outros países e que foram sedes dos jogos da Copa do Mundo no Brasil participaram, nesta terça-feira (22.07), de uma videoconferência com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutir a elaboração de um plano de fronteira para cada região.

A videoconferência aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, e foi transmitida simultaneamente aos Centros Integrados de Comando e Controle Regional dos estados do Amazonas, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Cardozo disse que a proposta do Ministério da Justiça é elaborar um programa de atuação com a possibilidade de ter o trabalho integrado no controle de fronteira. “Vamos discutir a situação da fronteira fazendo um diagnóstico de cada região e elaborar medidas que possam ser tomadas para fortalecer a atuação das forças de segurança na fronteira”.

O ministro disse ainda que representantes do Ministério Justiça irão visitar cada estado para conhecer a realidade das regiões. “Definimos uma data para que uma equipe da Ministério da Justiça visite os estados para nos apresentar um diagnóstico e uma pré-proposta de como será o plano de fronteira”.

Cardozo lembrou que o trabalho integrado durante a Copa do Mundo servirá de modelo para a atuação na fronteira. “O plano de fronteira será elaborado nos moldes de como foi feito na área de segurança para grandes eventos, observando as especificidades, demandas e diagnóstico locais e trabalhando com a integração entre os órgãos federais e estaduais responsáveis pela atuação na fronteira”, disse.

O secretário de estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, ressaltou que Mato Grosso já realiza o trabalho integrado entre os órgãos de segurança pública que trabalham na fronteira com a Bolívia. “Estamos trabalhando de forma constante na região através do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) que atua de forma integrada com outros órgãos há mais de 12 anos e está servindo de exemplo para outros estados”.

Bustamante disse ainda que as fronteiras demonstram a necessidade efetiva de patrulhamento mais constante das forças federais e estaduais. “As ações integradas, como as que acontecem nas operações integradas Gênesis, Ágata e Sentinela que unem as forças de segurança e que, no final, apresentam resultados positivos, são muito importante pois produzem melhores resultados que são os anseios dos estados”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114