Cuiabá | MT 16/04/2024
Polícias
Quinta, 24 de julho de 2014, 08h52

Centros Judiciários alcançam 74% de conciliações


Em seis meses, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania espalhados por Mato Grosso alcançaram a marca de 912 acordos firmados, o que representa 74% de conciliações. De janeiro a junho deste ano foram realizadas 1.223 audiências nas 15 unidades judiciárias. As comarcas que mais tiveram conflitos solucionados foram Cuiabá (290), Juína (136) e Peixoto de Azevedo (113).

A presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, afirma que o resultado positivo se deve a muito trabalho, mas também à conscientização da população sobre a importância de conciliar. “As pessoas vão descobrindo aos poucos as vantagens de negociar ao invés de propor uma ação judicial e, ainda, a possibilidade de participar da solução do seu problema ao invés de ficar inerte esperando pela sentença do juiz”, observa.

Cada tipo de litígio, conforme explica a magistrada, requer um tipo de tratamento adequado, podendo ser passível de mediação ou, então, conciliação. “Na mediação e na conciliação é possível que aquela pessoa que pede uma indenização, às vezes, só queira que a outra parte reconheça que estava errada e peça desculpas. O prejuízo da espera não é o único que se evita com essas novas ferramentas”, sustenta.

Além disso, a desembargadora destaca dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dão conta de que conciliar um conflito reduz a praticamente zero o custo de um processo, tanto para os feitos em fase pré-processual quanto para os já judicializados. Cada processo custa cerca de R$ 1,4 mil por ano, segundo o órgão superior. “Nós temos que cooperar para que esse sistema seja enxugado e trabalhe de forma mais ágil e mais satisfatória. E esse é o caminho”, ressalta. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114