Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Terça, 29 de julho de 2014, 15h26

TJ reduz taxa de congestionamento de processos


Três Câmaras julgadoras do Tribunal de Justiça de Mato Grosso já atingiram ou estão prestes a alcançar a meta do Conselho Nacional de Justiça que visa reduzir a taxa de congestionamento de processos no Poder Judiciário. A Turma de Câmaras Criminais Reunidas aparece em primeiro lugar no cumprimento da meta, com 45,89% de taxa; e é seguida pela Terceira Câmara Criminal, com 49,01; e pela Quarta Câmara Cível de Direito Público, com 51,56%.

A taxa de congestionamento mede a efetividade do Tribunal em um determinado período e o ideal é que fique abaixo ou até em 50%. Este indicador é oriundo de um documento chamado Justiça em Números, produzidos pelo Conselho Nacional de Justiça, em que os Tribunais são classificados seguindo critérios pré-estabelecidos. Quanto menor a porcentagem da taxa melhor o Tribunal trabalha.

Ao todo, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso arquivou (baixou) 20.719 processos somente neste primeiro semestre de 2014. Isto significa que em cada grupo de 100 processos tramitando na Segunda Instância da Justiça Estadual, 42 foram baixados. Com o arquivamento e também a devolução dos processos para a Primeira Instância, a taxa de congestionamento do Segundo Grau está no patamar de 58,96%.

De acordo com a coordenadora Judiciária, Rosi Pinceratto, a expectativa é que esta taxa caia ainda mais. “Estou muito confiante com a taxa de congestionamento. Com a projeção e o ritmo que estamos imprimindo, acreditamos que até dezembro vamos atingir uma meta inferior a 50% nas 14 câmaras julgadoras, superando a meta estipulada pelo CNJ”, explica.


Taxa já reduziu de 2012 para 2013

Desde que o desembargador Orlando Perri, assumiu a Presidência do TJMT, em março de 2013, ele vem trabalhando para alcançar a meta estipulada pelo Conselho. Em apenas nove meses de trabalho no ano passado (março/dezembro) ele conseguiu reduzir 7,48 pontos percentuais na taxa de congestionamento, já que em 2012 o percentual foi de 60,12% e em 2013 de 52,54%

“Desde que assumimos trabalhamos para minimizar os problemas de congestionamento nos processos de Segunda Instância. Quando assumimos encontramos um estoque de 23 mil autos. Eu acredito que baixar a taxa de congestionamento é sinônimo de produção, quanto menor a porcentagem de uma câmara mais ela trabalha. Hoje nós trabalhamos com metas, com horizontes, quando se persegue um alvo fica mais fácil progredir”, ressalta Perri.



Coordenadoria Judiciária faz trabalho de conscientização

Para atingir o objetivo de chegar a 50%, a Coordenadoria Judiciária faz um trabalho de conscientização e motivação dos servidores da secretarias das câmaras e com os servidores dos gabinetes. A coordenadora Rosi Pinceratto conta com o apoio do presidente do Tribunal, desembargador Orlando Perri, que atua em conjunto conversando e mostrando os números para os desembargadores.

Para os magistrados são enviados mensalmente extratos com as metas contendo o número de processos por câmara e número de processos por gabinete de desembargador. O documento explica ainda o quanto cada desembargador contribui na taxa de congestionamento do Tribunal de Justiça.

Veja abaixo a composição das três câmaras que já atingiram a meta da redução da taxa de congestionamento:

TURMA DE CÂMARAS CRIMINAIS REUNIDAS

Sessões: 1ª Quinta-feira do mês

Des. Paulo da Cunha - Presidente

Des. Juvenal Pereira da Silva

Des. Rui Ramos Ribeiro

Des. Luiz Ferreira da Silva

Des. Alberto Ferreira de Souza

Des. Marcos Machado

Des. Pedro Sakamoto

Des. Rondon Bassil Dower Filho

Des. Gilberto Giraldelli

Dra. Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues - Juíza Convocada

TERCEIRA CÂMARA CRIMINAL

Sessões: Quartas-feiras

Des. Juvenal Pereira da Silva - Presidente

Des. Luiz Ferreira da Silva

Des. Gilberto Giraldelli

QUARTA CÂMARA CÍVEL DE DIREITO PÚBLICO
Sessões: Terças-feiras

Des. Luiz Carlos da Costa - Presidente

Des. José Zuquim Nogueira

Desa. Nilza Maria Pôssas de Carvalho 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114