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Polícias
Quarta, 17 de setembro de 2014, 12h03

Panfletagem divulga 0800 do Telejudiciário


Uma panfletagem realizada no âmbito do Complexo Maruanã, que abriga seis Juizados Especiais, e no Fórum de Cuiabá divulgou o Telejudiciário, serviço disponível à população pelo 0800 647 1939, para esclarecimentos referentes a andamento processual, telefones e competências da Justiça. A ação foi desenvolvida em parceria com agentes da Justiça Comunitária, que continuarão a divulgação dos serviços em seus bairros. Ao todo 5 mil panfletos foram impressos e encaminhados a todas as 79 comarcas do Estado. As panfletagens em Cuiabá serão realizadas até o dia 30 de setembro em locais públicos. A equipe treinada atende entre 7h e 18h.

O Complexo Maruanã foi o primeiro local a ser panfletado. Por mês uma média de 15 mil pessoas transitam no prédio, no mesmo período, 12.100 ligações são atendidas no complexo. "Muitas vezes temos congestionamento de linhas telefônicas. Ocorre que o servidor está atento ao serviço e tem que parar para atender ao telefone. Com o Telejudiciário nosso serviço tende a ser mais produtivo", ponderou a gestora administrativa do complexo, Lourdes Duarte. Enquanto aguardava audiência Rita de Cássia Cavalcante recebeu um panfleto informativo e elogiou o serviço. "Tenho duas ações aqui. Agora podendo ser atendida por telefone vai evitar que eu pegue ônibus nesse calor que está aí fora".

Agentes comunitárias distribuíram panfletos e também explicaram o funcionamento do serviço aos usuários da Justiça. Romilda Correa de Souza disse que o andamento processual é um dos maiores pedidos de informações que recebe em seus atendimentos. "A maioria das pessoas nos procura para tirar dúvidas jurídicas e também ver como está o processo", disse a agente que atua no Bairro Pedra 90. "O Telejudiciário vai facilitar pra gente. Nosso trabalho é feito nos bairros, perto do povo, que agora pode ligar também para tirar dúvidas", afirmou Constança Moraes Gomes, que atua no Bairro Tijucal. A agente Ediberta da Silva que trabalha na região do CPA III, disse que distribuiria panfletos também na comunidade. A Justiça Comunitária é coordenadora pela Juíza Gleide Bispo dos Santos.

No Fórum da Capital os advogados também se demonstram favoráveis. "Muitas vezes a pessoa deixa de procurar o Judiciário pela falta de facilidades e este serviço será muito válido ao cidadão. Será bem vindo também devido a uma pequena parcela de advogados que deixa de informar seus clientes, atribuindo a letargia apenas ao Judiciário", pontuou o advogado Joilson Prates. "Já vou agendar esse 0800. Será muito bom, principalmente ao jurisdicionado. O próprio advogado às vezes não localiza o contato telefônico de uma comarca, agora será fácil", disse o advogado Alex José Silva.

Os serviços foram disponibilizados no mês de maio e o horário de atendimento teve que ser ampliado para o período integral. "Essa central de informações visa o atendimento de forma rápida e objetiva. Não prestamos informações sobre Direito. Além de atender bem o jurisdicionado nosso objetivo é desafogar a Secretaria Judiciária", propôs o coordenador da Secretaria da Corregedoria-Geral da Justiça, Lusanil Egues da Cruz.

Além da competência dos órgãos; jurisdição de comarcas; feriados e plantões; andamento dos processos nos juizados especiais e do Primeiro Grau de Jurisdição; editais, resoluções, concursos e endereços, contatos como telefones e e-mails do Judiciário são disponibilizados pelo serviço. "Buscamos sempre melhorar nossa atuação. As ferramentas estão sendo criadas. Os jurisdicionados e operadores devem usá-las e também sugerir melhorias, somente assim conseguiremos melhorar a qualidade de nossos serviços", pontuou o corregedor, desembargador Sebastião de Moraes Filho. 




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