Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Sábado, 27 de setembro de 2014, 11h47

Sejudh orienta comunidades terapêuticas sobre procedimentos


A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realizou uma série de visitas às comunidades terapêuticas de Mato Grosso, com o propósito de verificar os procedimentos destas instituições e as medidas usadas para diminuir a dependência química de usuários.

No mês de setembro algumas destas comunidades foram fiscalizadas e receberam orientações sobre os procedimentos utilizados de acordo com a legislação. A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas do Estado de Mato Grosso (Coesd), efetuou os trabalhos em parceria com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Corpo de Bombeiros e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

De acordo com Lenice Santos, gestora da Coesd, o papel da coordenadoria é orientar sobre o tratamento e reinserção social dos usuários ou dependentes, e inspecionar as Comunidades Terapêuticas do Estado, facilitando a sua adequação à legislação vigente. “Colaborando ainda com os Poderes Executivo e Legislativo estabelecendo dotações orçamentárias necessárias à realização das políticas públicas destinadas à prevenção, ao tratamento, à reinserção social e ao combate ao tráfico de entorpecentes, a Sejudh também incentiva a redução dos custos no orçamento público da saúde, assistência e sistema prisional, que são custos de média e alta complexidade”, destacou o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.

O secretário Adjunto de Justiça, Nestor Fidelis, contou que a gerência tem desenvolvido um trabalho de conscientização e monitoramento nas Comunidades Terapêuticas. “Desta forma conseguimos garantir a qualidade no atendimento aos residentes. Além do trabalho de prevenção e proteção a sociedade das drogas, ainda tem como objetivo reduzir a violência e os crimes, que na maioria deles são cometidos sob o efeito de álcool e outras drogas”.

O gerente de Prevenção e Municipalização, Neio Lúcio Monteiro, e a representante da UFMT, professora e conselheira Delma Perpétua, acompanharam as visitas e orientando sobre o acolhimento aos residentes. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114