Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Quinta, 18 de dezembro de 2014, 09h46

Polícia Fazendária faz devassa em gráficas e prende dois sub-secretários do governo


Governador Silval Barbosa participou da inauguração do novo parque gráfico da Print, à época da licitação 


Redação


O secretário-adjunto de Comunicação do governo de Mato Grosso, Elpídio Spiezzi Júnior, foi preso na manhã de hoje pela Polícia Civil acusado de participação em um grande esquema de lavagem de dinheiro através de licitação envolvendo gráficas do estado. Também foi preso José Nunes Cordeiro, secretário-adjunto da Secretaria de Administração (SAD). O esquema envolve o governo de Mato Grosso e as gráficas Print e Defant na realização do pregão 0299.583/2001/SAD em valor superior a R$ 40 milhões.
 

A Gráfica Print inaugurou seu parque gráfico recentemente 

As prisões são parte da Operação Edição Extra, da Polícia Fazendária do Estado e do Ministério Público Estadual (MPE) que apontou para favorecimento das empresas do ramo gráfico. Ao todo 16 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça e agentes estão neste momento na secretaria de Comunicação, na Secretaria de Administração e nas sedes das gráficas.

Fala-se até o momento na prisão de seis pessoas - o que não é oficialmente confirmado pela Polícia Civil. Os donos da gráfica Print e Defant são considerados foragidos pela justiça: Fabio e Dalmi Defanti (Gráfica Print) e Jorge (Gráfica Defanti).  Além dos órgãos de governo e das gráficas a polícia também buscou documentos na agência Casa D'Idéias. 

As investigações detecaram que além da combinação de preços entre os acusados, o que impedia a livre concorrência das demais empresas do mercado, as gráficas imprimiam pequenas quantidades dos produtos. Com isso, devolviam em dinheiro valores a pessoas beneficiadas. Há ainda o apontamento para corrupção eleitoral, já que materiais de campanha política foram produzidos dentro do esquema. 

Atualização 12:02 - Vinte e duas ordens judiciais estão sendo cumpridas pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendário e Contra Administração Pública (Defaz), da Polícia Judiciária Civil, na operação "Edição Extra", deflagrada na manhã desta quinta-feira (18.12). As investigações da operação iniciaram com denúncias em fraudes em licitação envolvendo a Secretaria de Estado de Comunicação e a Secretaria de Estado de Administração junto ao segmento de empresas do ramo de gráficas.

As ordens de buscas são cumpridas nas empresas do Grupo Print, Gráfica Defant, Gráfica JR Gusmão, nos gabinetes do secretários adjuntos Eupidio Espiezzi Junior (Secom) e Jose de Jesus Nunes Cordeiro (Sad) e na Agência Casa D'Ideias, de Marketing e Propaganda. A Polícia informa que todos estão com prisões temporárias decretadas pela Vara Especializada Contra o Crime Organizado e a 14ª Promotoria de Justiça e Defesa da Administração Pública e da Ordem Tributária de Cuiabá.

A delegada Liliane de Souza Murata Costa informou que as fraudes são referente ao pregão nº 93 do ano de 2011 e o contrato de 2012, no valor de R$ 40 milhões. "Recebemos denúncia de um empresário que foi chamado para uma das reuniões e não quis aderir as condições impostas pelo grupo de empresários para participar do pregão", declarou a delegada.

Os suspeitos poderão responder fraudes a licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Participam da operação 8 delegados, 5 escrivães, 35 investigadores de polícia, das Delegacias Fazendárias, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE), além de peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114