Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Quinta, 22 de janeiro de 2015, 16h26

MPE questiona lei que permitiu rebaixamento de meio fio para estacionamento sobre calçadas


 O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Geral de Justiça, ingressou com ação questionando a constitucionalidade da Lei Municipal 354/2014, que permitiu o rebaixamento de meio fio nas ruas de Cuiabá para a implantação de estacionamentos. A lei foi sancionada em outubro do ano passado pela Câmara Municipal de Vereadores, após veto do chefe do Poder Executivo.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade, o MPE alega que a referida norma legal é uma afronta à Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência, pois compromete a acessibilidade e a mobilidade urbana. Destaca que com o rebaixamento do meio fio para a implantação de estacionamentos, o espaço nas calçadas para a passagem de pedestres será reduzido consideravelmente.

"Com a modificação, os veículos poderão disputar os passeios públicos com os pedestres, ocorrendo um retrocesso legislativo que afronta, também, a Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência, internalizada no nosso ordenamento jurídico com status de emenda constitucional", afirmou o MPE.

Outro ponto abordado na ação refere-se à competência para a apresentação de projeto de lei relacionado ao gerenciamento urbano. O argumento é de que a matéria é tipicamente administrativa e que, portanto, não poderia ter sido proposta pela Câmara Municipal. "Compete ao Poder Executivo, e não ao Poder Legislativo, a iniciativa de leis de caráter concreto relacionadas ao planejamento urbanístico", sustentou.

Também consta na ação que não houve qualquer tipo de planejamento para a modificação da lei de gerenciamento urbano. O projeto foi aprovado e sancionado pela Câmara Legislativa em apenas dois meses. A referida lei alterou os artigos 232 e 234 da Lei Complementar 004/1992.

A ADIN foi proposta pelo procurador-geral de Justiça adjunto, Hélio Fredolino Faust, no dia 17 de dezembro, após representação dos promotores de Justiça que atuam na Defesa da Ordem Urbanística em Cuiabá, Carlos Eduardo Silva e Gerson Barbosa. 



24/01/15, 09:39
roberto disse:

A QUESTÃO DOS SECRETÁRIOS NÃO SÃO NADA FRENTE A UMA ABERRAÇÃO DE TER UM PETISTA NA EQUIPE DE GOVERNO, UMA VERGONHA O CARA TRABALHA CONTRA E DEPOIS VEM COMPOR A EQUIPE OPOSITORA. TENHA SANTA PACIÊNCIA GOVERNADOR, NÃO NOS ENVERGONHE!

24/01/15, 09:39
roberto disse:

A QUESTÃO DOS SECRETÁRIOS NÃO SÃO NADA FRENTE A UMA ABERRAÇÃO DE TER UM PETISTA NA EQUIPE DE GOVERNO, UMA VERGONHA O CARA TRABALHA CONTRA E DEPOIS VEM COMPOR A EQUIPE OPOSITORA. TENHA SANTA PACIÊNCIA GOVERNADOR, NÃO NOS ENVERGONHE!


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114