Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Terça, 27 de janeiro de 2015, 15h31

Número de celulares apreendidos em 2014 foi de 2,4 mil


Número de celulares apreendidos em 2014 foi de 2,4 mil Número de celulares apreendidos em 2014 foi de 2,4 mil
O aumento no número de revistas e a instalação de aparelhos eletrônicos nas unidades do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT) resultou no aumento do número de apreensão de celulares. Dados fornecidos pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) mostram que em 2014 a quantidade de aparelhos apreendidos chegou a 2.427. Entre janeiro e dezembro de 2013, este número foi de 1.499.

A instalação de portais de detecção de metais em cinco cadeias públicas, 10 penitenciárias e Centros de Detenção Provisória, aliados a compra de banquetas e detectores de metal portáteis, conhecidos como raquetes, têm auxiliado os agentes penitenciários a evitar a entrada de aparelhos celulares e identificar aqueles que conseguem ser levados para dentro das unidades.

A Penitenciária Central do Estado (PCE) conta ainda com um aparelho de Raio-X, o que aumenta a eficiência no trabalho realizado pelos agentes penitenciários, seja na hora de impedir a entrada destes aparelhos, seja no momento de identifica-los já no interior das unidades.

Os equipamentos detectam não apenas metais, como também qualquer objeto estranho que possa estar escondido no corpo dos visitantes e dos recuperandos. Os aparelhos encontrados em posse dos apenados chegam até eles por diversas maneiras, sendo arremessos por cima do muro ou escondidos em alimentos e objetos.

Esta é mais uma etapa importante no processo contínuo de melhoramento das condições de trabalho dos agentes penitenciários, que já contam com novos detectores de metais, armas e utilização das novas tecnologias, demonstrando que o Governo do Estado está atento às questões de segurança dos agentes e ao cotidiano das unidades prisionais.

Segurança na PCE
Outra arma na redução da entrada de objetos proibidos na maior unidade penal de Mato Grosso, a PCE, foi a construção de um canil com mão de obra dos próprios recuperandos da penitenciária. O abrigo contra com três pastores alemães treinados para atuar em meio penitenciário e já são utilizados nas atividades de vigilância preventiva de faro de entorpecentes e celulares, e revista nas celas.

O uso de gansos também tem contribuído para a eficiência no combate a entrada de objetos na unidade. Suas características fazem com que os gansos sejam adotados em diversas unidades penitenciárias Brasil afora como complemento na segurança. Quatro casais de ganso foram cedidos ao Sispen e são aliados à guarda da PCE. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114