Cuiabá | MT 19/04/2024
Polícias
Terça, 10 de março de 2015, 09h23

Politec realiza atendimento domiciliar a enfermos e hospitalizados que precisam de RG


Os pacientes que se encontram hospitalizados ou acamados sem condições de se deslocar até um posto de identificação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) podem solicitar atendimento especial da instituição.

A emissão de 1ª e 2ª vias do documento de identidade pode ser requisitada via ofício encaminhado pelo setor de Serviço Social da unidade hospitalar, ou por familiares, pessoalmente, na Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica da Politec, localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, 3245 – Carumbé em Cuiabá, e também nas Gerências de Identificação dos municípios do interior. Deveram ser entregues duas fotos 3x4, e cópia autenticada de certidão de nascimento ou casamento.

O documento é entregue na unidade hospitalar em até 48h conforme a necessidade de urgência.

A isenção do pagamento da taxa de Segurança Pública será aceita somente com a apresentação declaração de hipossuficiência emitida pela Defensoria Pública. A taxa é isenta para a emissão da 1ª via e para pessoas com idade acima de 65 anos. O atendimento também pode ser domiciliar em casos de pessoas enfermas e com dificuldade de locomoção, quando solicitado junto a Diretoria através de agendamento.

Entre 2014 e o primeiro trimestre de 2015 oito pacientes de hospitais públicos e particulares foram atendidos pela instituição. De acordo com o gerente de Identificação Civil Carlos Eduardo da Silva as parcerias firmadas com o setor de Assistência Social do Pronto Socorro Municipal e da Santa Casa de Misericórdia, viabilizaram o acesso a um dos principais instrumentos de cidadania- o documento de identidade.

"Recebemos com frequência a requisição deste serviço para a identificação de pacientes que perderam o documento durante um acidente, que sofreram algum trauma e perderam a memória, que precisam acessar algum benefício assistencial ou simplesmente para conseguirem uma internação ou transferência hospitalar'', explicou.

Segundo a assistente social do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Marieli Gláucia Faleiros, além da identificação dos pacientes, a Politec consegue acessar o endereço de familiares para que o hospital possa comunicar a entrada do paciente e solicitar um acompanhante da família.

"O serviço é requisitado principalmente para a identificação de moradores de rua ou pacientes sem documentação (NI) que chegam ao Pronto Socorro. Por meio da coleta de digitais e posterior pesquisa no banco de dados da Politec para a emissão da identidade, conseguimos dar continuidade ao tratamento e viabilizar o acesso aos benefícios sociais a que eles tem direito'', pontuou.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114