Cuiabá | MT 16/04/2024
Polícias
Segunda, 23 de março de 2015, 11h59

DHPP indicia mestre de obras por morte de pedreiro em Várzea Grande


 

O mestre de uma obra foi indiciado por homicídio a título de dolo eventual pela morte de um servente de pedreiro, ocorrida no dia 17 de dezembro de 2014, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. A vítima, Francisco Zacarias Neto, conhecida por "Ceará", foi morta por disparo de arma artesanal, feita de madeira, uma ratoeira e cano de metal, com acionamento semelhante a uma espingarda cartucheira, por meio de um fio de naylon.

O inquérito instaurado pela Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), da Polícia Judiciária Civil, foi encaminhado ao Fórum de Várzea Grande, na última sexta-feira (20.03).

A armadilha estava foi instalada dentro da residência pelo responsável pela obra, Gerson Ney Brandão, 41 anos, para pegar pessoas que estaria furtando materiais de construção e elétricos. Ele foi indiciado por homicídio, dolo eventual, por ter assumido o risco de produzir o resultado morte, ao instalar a armadilha.

De acordo com o delegado Antônio Carlos de Araújo, que presidiu as investigações, o suspeito armava o mecanismo à noite e desarmava na manhã do dia seguinte, e naquele dia havia se esquecido de desfazer o acionamento da armadilha. "O servente pedreiro desconhecia existência da armadilha e teria se aproximado, caminhado para o outro ambiente, no qual estava a armadilha, em direção a uma sacada, momento que a testemunha ouviu o estrondo do disparo, correndo para ver o que teria acontecido, constatando que o servente estava ferido, sangrando e pedindo socorro", explicou o delegado.

Conforme o delegado, a testemunha correu para pedir ajuda, mas quando retornou a vítima estava em óbito. A testemunha, que trabalhava como pedreiro na obra, informou que quando começou a trabalhar na construção, o artefato já estava lá, porém, não soube dizer que teria mandado montar a armadilha.

O mestre de obras, Gerson Ney Brandão, negou que teria feito a armadilha e tampouco sabe quem fez a arma artesanal, com madeira e ratoeira, visando pegar pessoas que supostamente andavam furtando materiais de construção.

Participaram das investigações os policiais civis José Delfino Neto e Benildes, onde apresentaram o relatório final com a identificação do Gerson Ney Brandão como o responsável pela morte de Francisco Zacarias Neto.

Perícia

O laudo de necropsia atestou que a vítima sofreu lesão por ação de perfuro contundente sugestivo de arma artesanal,com chumbo, lesando grande vaso que irriga a perna (artéria femural) seccionando-a completamente, levando a rápida e volumosa perda sanguínea com consequente choque hipovolêmico, causa direta do óbito.

A perícia na arma de fogo artesanal concluiu que trata-se de uma arma de fogo espécie de uma espingarda (arma de fogo longa) de calibre real 28; com capacidade para 1 tiro; com alma dos canos lisa; tendo classificação legal de uso permitido e eficiente para produção de tiros. "A arma está classificada como arma de fogo pela lei", disse o delegado.

O inquérito está inserido na operação "Sicários", para conclusão de inquéritos de homicídios e latrocínio, dentro do planejamento estratégico da Secretária de Estado de Segurança Pública para enfrentamento da criminalidade nos primeiros 100 dias do ano.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114