Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Segunda, 23 de março de 2015, 16h02

TJMT certifica primeiros mediadores de conflitos


A certificação de 11 mediadores de solução de conflitos marcou uma nova fase do Núcleo Permanente de Métodos de Consensuais de Solução de Conflitos, na tarde da última sexta-feira (23 de março). Eles foram certificados como Mediadores Judiciais Credenciados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e pelo Conselho Nacional de Justiça, depois de uma série de cursos, somando 40h, e de estágios supervisionados com no mínimo 12 audiências de solução de conflito.

"Esses são os primeiros mediadores certificados no Estado, até agora eles atuavam sob supervisão do Núcleo e agora estão habilitados para trabalhar em qualquer local do Estado e até do Brasil", ressaltou o coordenador do Núcleo, juiz Hildebrando da Costa Marques. O magistrado afirma ainda que ações como esta fazem o Núcleo ser citado como referência e utilizado como exemplo no Conselho Nacional de Justiça.

Patrícia Angelini Carlino foi uma das mediadoras certificadas. "Hoje estamos recebendo o reconhecimento pelo trabalho prestado na mediação. O novo Código de Processo Civil (CPC) vem estabelecendo a necessidade do auxiliar da justiça para mediações e Mato Grosso já está saindo na frente ao certificar mediadores. A mediação é um instituto que está crescendo muito rápido e todo trabalho que estamos fazendo para difundir a pacificação social nos leva a ser referência nacional", explica.

Atualmente em Mato Grosso existem 28 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, a Central de Conciliação e Mediação da Capital e o Núcleo Permanente no TJMT. Nos últimos dois anos foram realizadas pelo menos 74,5 mil audiências de conciliação e mediação em casos processuais e pré-processuais. Deste total, 61,4 mil audiências resultaram em acordo, representando 83,64% dos conflitos solucionados.

Curso – A certificação dos mediadores foi realizada durante a finalização do estudo continuado para formação de instrutores, também oferecido pelo Núcleo Permanente de Métodos de Consensuais de Solução de Conflitos do TJMT. Pelo menos 23 pessoas passaram pelo curso e também receberam certificados garantindo que estão aptos para formar novos mediadores. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114