Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Terça, 05 de maio de 2015, 08h19

Guilherme Maluf consegue adiar depoimento na Justiça


Diário de Cuiabá
kamila Arruda


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), não irá mais prestar depoimento hoje,  terça-feira (05), na 7ª Vara Criminal de Cuiabá. O parlamentar tucano que foi arrolado para atuar como testemunha de defesa na ação penal oriunda da Operação Imperador, na qual o ex-deputado estadual José Riva (PSD) figura como réu, conseguiu adiar o seu depoimento. 

 
Guilherme Maluf, presidente da AL

Maluf será o segundo parlamentar a ser ouvido pela juíza Selma Rosane de Arruda neste caso. O primeiro foi o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), que compareceu ao Fórum no último dia 28.

Além dele, os ex-deputados Luiz Marinho (PTB) e Antônio Azambuja (PP) também fazem parte do rol de testemunhas de defesa, prestaram depoimento na última semana. Na oportunidade, tanto o democrata quanto os ex-parlamentares, confirmaram a informação de que a Casa de Leis utilizava muito material de expediente, como papel e tonners de impressora.

Ainda acrescentaram de que todo este material era fornecido aos gabinetes pela Casa de Leis e não eram pagos com recursos da verba indenizatória destinadas aos parlamentares. No entanto, não souberam precisar se havia controle de quantidade e frequência da entrada e saída deste material dos gabinetes.

Após Maluf, o próximo parlamentar a ser ouvido pela magistrada deve ser o deputado estadual Romoaldo Junior (PMDB). Ele agendou o seu depoimento para o dia 28 deste mês.

No total, foram convocados seis parlamentares de Mato Grosso e o conselheiro do Tribunal de Contas, Sérgio Ricardo para atuar como testemunha de defesa.

O deputado estadual Mauro Savi (PR) deve comparecer ao Fórum no dia 23 de junho. A juíza ainda aguarda o agendamento do conselheiro de contas e do deputado estadual Pedro Satélite (PSD).

Inicialmente, a defesa do social-democrata também havia arrolado o deputado estadual Emanuel Pinheiro como testemunha no caso. No entanto, por ele não ter feito parte dos quadros do Parlamento Estadual na época dos fatos referente ao objeto do processo, ele foi dispensado pela defesa.

Riva está preso desde 21 de fevereiro acusado de comandar um grupo criminoso que desviou mais de R$ 60 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa por meio de fraude em licitação para aquisição de material de expediente.

A medida é fruto da “Operação Imperador”, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). O pedido de prisão preventiva foi formulado pelo Ministério Público Estadual (MPE) através de uma denúncia oferecida à Justiça.

O ex-deputado está respondendo pelos crimes de formação de quadrilha e 26 peculatos, em concurso de material. Conforme a denúncia, o esquema se dava por meio de falsas aquisições de materiais de expediente junto a cinco empresas do ramo de papelaria, onde todas eram de “fachada”.

Para tanto, o grupo fraudou, nos últimos anos, a execução de contratos licitatórios na modalidade carta convite, pregão presencial e concorrência pública. Apesar de as notas apresentarem atestado de recebimento por parte dos servidores, os materiais adquiridos nunca foram entregues à Casa de Leis.

Além do ex-deputado, sua esposa Janete Riva (PSD) e mais 14 pessoas também foram denunciadas. Apenas o ex-parlamentar, entretanto, teve a prisão preventiva decretada.

Por conta disso, a juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane de Arruda optou por desmembrar o processo, colocando o social democrata como único réu em uma ação penal. Os demais responderão conjuntamente.

Como é réu na ação penal, o ex-presidente da Assembleia Legislativa tem o direito de ser o último a ser ouvido pela magistrada. Seu depoimento está agendado para o dia 23 de junho.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114