Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Terça, 05 de maio de 2015, 09h16

Execução Fiscal recebe PJe nesta quarta-feira


A Vara Especializada de Execução Fiscal de Cuiabá passará a contar, a partir desta quarta-feira (06 de abril), com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), uma ferramenta que gerencia toda a tramitação dos processos, desde a proposição da ação até a sentença e arquivamento. Essa é a 24ª unidade de Mato Grosso a receber o sistema, atendendo a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Aproximadamente 60 mil processos físicos tramitam na vara e ainda este ano serão distribuídas mais 40 mil ações por meio do PJe, de acordo com as Procuradorias do Estado e Município. A partir da implantação, todas as ações distribuídas deverão ser processadas apenas no formato virtual.

A Vara de Execução Fiscal tem grande importância estratégica, já que ela nela se concentrará cerca de 10% do estoque de processos em trâmite no Poder Judiciário de Mato Grosso. O principal objetivo da implantação do PJe na unidade judiciária é racionalizar e dinamizar o trâmite processual, na medida em que se trata de uma ferramenta moderna e eficiente, com grande potencial para promover o adequado gerenciamento do acervo processual.

Para a juíza que jurisdiciona a vara, Adair Julieta da Silva, as expectativas quanto a implantação do PJe são as melhores possíveis. Ela explica que este é um grande avanço tecnológico para o Poder Judiciário como um todo. "Mato Grosso, como sempre, está à frente de seu tempo, e está trabalhando para ter todos os processos no formato virtual, melhorando o atendimento ao jurisdicionado, que vai poder teracesso mais rápido aos processos", destacou a juíza.

Ela disse ainda que outra grande importância do processo Judicial Eletrônico é a celeridade que ele dará as causas que tramitam na vara. A magistrada explicou que nesse primeiro momento os dois formatos (físico e virtual) vão tramitar paralelamente, mas a tendência é que a vara se torne 100% virtual à medida que os processos físicos forem sendo arquivados.

"Por conta disso, a prioridade nos próximos meses será dar baixa no estoque físico já existente. É difícil definir uma palavra para dizer o que o PJe vai representar, principalmente pela sua importância. Além de ser um avanço dentro do Judiciário vai dar mais celeridade, eficiência e diminuição de gastos com papel e impressão", ressaltou a juíza.

A Vara de Execução Fiscal de Cuiabá foi instalada em dezembro de 2014 e em janeiro 2015 os processos começaram a ser distribuídos efetivamente. "A vara recebeu mais de 44 mil processos, sem contar os que estão no arquivo e no Tribunal. Pelo PJe as Procuradorias terão mais de 30 mil processos para ser distribuídos somente este ano", finalizou a gestora. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114