Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Terça, 05 de maio de 2015, 12h34

Membros do MP/MT participam de Minicurso sobre Tribunal do Júri no próximo dia 22


 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), e a Confraria do Júri promovem no próximo dia 22,no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, minicurso sobre Tribunal do Júri. O evento, que conta com o apoio da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP) e Fundação Escola Superior do MP/MT, é destinado aos promotores e procuradores de Justiça.

O curso será ministrado pelo 6º Promotor de Justiça do II Tribunal do Júri do Ministério Público de São Paulo, Márcio Augusto Friggi de Carvalho. Com vasta experiência na área, o palestrante atuou em centenas de julgamentos, alguns deles com repercussão nacional e internacional, como os casos de "Tráfico de Órgãos" de Taubaté, "Celso Daniel" e o "Massacre do Carandiru".

De acordo com a programação, o minicurso será realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h. O conteúdo programático inclui discussões sobre inquérito policial, procedimento investigatório criminal, prova pericial, interrogatório, uso das ferramentas de investigação ,denúncia, pronúncia, preparação do trabalho em plenário, técnicas de inquirição, debates, análises de casos concretos, entre outros tópicos.

LANÇAMENTO: Durante o evento, haverá o lançamento da 3ª Edição da Revisa Cadernos do Júri e do Núcleo do Tribunal do Júri. A obra reúne artigos de 15 membros do Ministério do Público sobre aspectos atuais frente a atuação no Tribunal Popular. Além de Mato Grosso, o trabalho contou com conteúdos escritos por promotores e procuradores dos Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia e Maranhão.

O presidente da Associação dos Promotores do Júri (Confraria do Júri), promotor de Justiça César Danilo Ribeiro de Novais, é o responsável pela organização da revista. Na nota de abertura da edição, ele frisa que é através da 'Instituição do Tribunal do Júri' que ocorre a oxigenação democrática do Poder Judiciário, instância em que se vislumbra o julgamento popular em ação e o exercício público, ostensivo e transparente da justiça.

"Não há nada mais democrático do que o poder exercido diretamente por seu titular. E é exatamente isso que ocorre no âmbito do Tribunal do Júri, espaço público em que povo é protagonista. Daí a grandeza da instituição", destacou.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114