Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Terça, 05 de maio de 2015, 16h56

Audiência realinha pontos de reivindicação


O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos do TJMT (Nupemesc) intermediou mais uma audiência de mediação entre o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) e a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A audiência, realizada na tarde dessa segunda-feira (04 de maio), na sede do Núcleo, é de continuidade da anterior, ocorrida no último dia 23 de abril, e realinhou alguns pontos da reivindicação dos médicos do município.

As reivindicações da categoria são relacionadas a questões como a reforma do pronto Socorro de Várzea Grande, coleta de lixo hospitalar e de esgoto, concurso público para a contratação de mais médicos e também reajuste salarial.

Para a presidente do Sindimed, Eliana Siqueira, a mediação é um caminho importante fazer as partes discutirem as questões. "A gente espera que na próxima audiência, em julho, eles cumpram as promessas que nos fizeram nessa última negociação".

Segundo a presidente do sindicato, audiências de conciliação são importantes em todos os níveis. Como ela mesma disse, se fosse em outro momento a categoria já estaria em greve e as coisas iriam caminhar de um jeito mais difícil "É importante manter o diálogo mas é importante também que a gente consiga fazer com que eles cumpram o que foi acordado. A gente espera chegar num acordo que seja cumprido pelos gestores. O TJ tem nos ajudado bastante a poder dialogar com os gestores, mostrar nosso ponto de vista e poder apontar para o secretário as falhas. Não teríamos essa oportunidade sem o Núcleo, onde possibilita que a gente consiga discutir com a gestão para encontrar medidas eficazes para combater as dificuldades, melhorar a saúde e lutar por um SUS de qualidade para todos"

De acordo com o juiz coordenador do Nupemesc, Hildebrando Costa Marques, o resultado foi bastante positivo, onde foram realinhados alguns pontos que já haviam sido acordados nas duas últimas sessões. "As negociações estão avançando de forma satisfatória", frisou o juiz.

O magistrado informou ainda que a prefeitura de Várzea Grande apresentou o cronograma da obra do Pronto Socorro na data desta audiência, além da informação repassada pela Secretaria Municipal de Saúde de que a questão da coleta do lixo hospitalar já foi iniciada, ficando, ao município o compromisso de apresentar as datas que essa coleta está sendo feita. Sobre o concurso público e a questão do reajuste salarial um estudo de impacto com base na lei de responsabilidade fiscal será entregue até o dia 30 de julho.

"As negociações avançaram bastante em todos os itens da negociação. Essas audiências de conciliação são muito importantes e havendo um relacionamento saudável entre o médico e prefeitura o médico trabalha satisfeito, a prefeitura consegue arcar com seus compromissos e isso evidentemente vai se refletir num serviço de melhor qualidade para a população", destacou o juiz.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Daúde Abdalla avaliou como positivo o resultado da reunião. "A gente já vem a algum tempo nos reunindo e pautando cada reivindicação. Estamos chegando num consenso e quem sai ganhando com isso é a população. Como a própria desembargadora Clarice Claudino colocou, nós temos que amadurecer. Se o judiciário tomou essa iniciativa para buscar o consenso nessa negociação, foi muito produtivo. Estamos ganhando experiência e amadurecendo com esse processo e quem ganha com isso é a população". 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114