Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Terça, 26 de maio de 2015, 22h24

Comissão visita unidades de internação de menores


A união de forças e o trabalho em conjunto em prol da sociedade. Com essa premissa e fruto da audiência pública que discutiu o Sistema Socioeducativo em Mato Grosso, no último dia 18, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Jorge Iafelice dos Santos, acompanhou o deputado estadual Wilson Santos, membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, em visitas às unidades de internação e de semiliberdade para menores em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (26 de maio).Na oportunidade o magistrado apresentou ao deputado os projetos de melhoria do sistema socioeducativo no Estado, produzidos pelo Poder Judiciário. De acordo com Jorge Iafelice, o Judiciário possui vários projetos em andamento, como o da regionalização das unidades no interior, o de fortalecimento da Unidade de Execução de Medidas de Meio Aberto de Cuiabá e operação do Semiliberdade.

 

“Estamos dispostos a nos unir com todos aqueles que têm o firme propósito em melhorar a realidade do socioeducativo de Mato Grosso. O Poder Judiciário tem sido o indutor dessa discussão e tem se colocado como protagonista, apesar de não ser o responsável pela gestão das unidades. Os juízes estão cansados de ver o caos. Esperamos que a partir de agora isso mude para que a sociedade tenha um pouco mais de esperança”, disse.O deputado Wilson Santos pontuou que esta foi uma visita inicial e preparatória para próxima, com os deputados que compõem a Comissão, em junho.

“Mantive contato com o juiz e com o promotor de justiça da área, fiz preliminarmente observações que levarei à Comissão, que no mês de junho retornará aqui nessas unidades. Esse é um tema que a sociedade exige um tratamento urgente. É algo muito sério, muito grave e o Governo tem condições de melhorar o conforto e a qualidade da educação e fazer de fato a ressocialização desses jovens que estão iniciando na prática do crime. Então ainda é possível ressocializá-los O legislador destacou que a soma de esforços dos Poderes e instituições é muito importante, juntamente com a sociedade. “O maior patrimônio são as crianças e adolescentes. Nós não podemos permitir que eles, que cometeram agora os primeiros erros, possam se consolidar na prática da bandidagem. O Estado tem o dever de dar a mão de maneira correta e impedir o nascimento de mais bandidos e detratores da sociedade. A Assembleia Legislativa vai conhecer essa realidade e dentro do possível vai fazer a sua parte”, reiterou Santos.

 

 

De acordo com o juiz da Vara da Infância e Juventude, Jorge Iafelice, os indicadores apontam uma deficiência estrutural, de custo, de gestão, de todos os parâmetros administrativos que podem ser analisados. “O pior é que o resultado não destoa desses apontamentos. Tem que melhorar. A força que o Judiciário está fazendo é essa: tentar sensibilizar os outros Poderes nesse sentido”.

 

O juiz explicou que o próximo passo será, na sexta-feira (29 de maio), terminar a documentação do que foi reunido na audiência pública, inclusive essa visita realizada pelo deputado Wilson Santos. “Esperamos que ao fim desse processo dialético nós consigamos construir uma solução com o Executivo com o termo de cooperação de empréstimo dos R$ 20 milhões, atrelado ao cronograma de execução de unidades regionais de Mato Grosso”, finalizou.

 

O promotor da Infância e Juventude, José Antônio Borges, também participou da visita e fez apontamentos e explicações em conjunto com o juiz, bem como esclarecimentos para o deputado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114