Cuiabá | MT 23/04/2024
Polícias
Sexta, 29 de maio de 2015, 18h24

Sejudh promove primeira capacitação para psicólogos


Psicólogos de todas as unidades vinculadas a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), participaram do curso de capacitação para os testes psicológicos Palográfico e Escala Hare na Escola Penitenciária. Essa é primeira capacitação ofertada aos 32 psicólogos do sistema penitenciário.

“O curso foi um avanço para toda a categoria, pois foi o primeiro desse tipo. Ele instrumentaliza o profissional para fazer as avaliações no âmbito penitenciário e promove mais clareza na resposta. Com essa capacitação, o profissional presta uma resposta mais objetiva ao questionamento requisitado”, comenta o servidor da Comissão de Estudo Psicossocial da Sejudh, Mauro Falca.

O gerente de Saúde do Sistema Penitenciário, Hozano Delgado, realizador do evento em parceria com a empresa Motivari, explica que o treinamento teve o objetivo de subsidiar os profissionais nas avaliações psicológicas que são enviadas ao Poder Judiciário. “Essas avaliações constituem o processo judicial na concessão da progressão de regime, por exemplo, e a capacitação agrega qualidade nessas avaliações”.

Testes Palográfico e Escala Hare

O psicólogo e servidor da Gerência de Saúde Walter Mutran explica os dois testes. O palográfico trata-se de um teste que avalia a personalidade por meio do comportamento expressivo, com base na expressão gráfica. Para ele, a aplicação é muito simples e rápida, mas a avaliação e interpretação exigem preparação e experiência do psicólogo com a técnica. A correção é realizada pela avaliação quantitativa e qualitativa, com base nos traços realizados. Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentuais para o público-alvo de acordo com sua escolaridade e sexo.

“Através deste teste podemos avaliar aspectos como: produtividade, ritmo de trabalho, detectamos indícios de problemas que afetam o SNC (Sistema Nervoso Central) tais como uso de álcool, drogas, problemas neurológicos, emocionais, entre outros, aspectos relacionais, iniciativa, dinamismo, agressividade, organização”, exemplifica Walter Mutran.

Enquanto a Escala Hare, trata-se de um instrumento que avalia os fatores da psicopatia em populações de ambientes penitenciários. O servidor conta que até hoje peritos como psicólogos e psiquiatras, não dispunham de meios para avaliar esta possibilidade.

Esse instrumento pondera traços de personalidade prototípicos de psicopatia. O PCL-R foi projetado para avaliar de maneira segura e objetiva o grau de periculosidade e de readaptabilidade à vida comunitária de condenados, e os países que o instituíram esse método apresentaram considerável índice de redução da reincidência criminal.

Atendimento

Os psicólogos lotados na Sejudh dividem-se em duas categorias: no setor saúde onde promovem o atendimento nas penitenciárias e Centros de Detenção Provisória, e os profissionais que respondem no setor de justiça. Esses realizam as avaliações psicossociais requisitadas pelo Poder Judiciário.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114