Cuiabá | MT 18/04/2024
Polícias
Segunda, 29 de junho de 2015, 14h43

Policiais civis são capacitados na atividade de Inteligência


Cinquenta policiais dos Núcleos de Inteligência da Polícia Judiciária Civil participam nesta semana do Curso Básico de Inteligência, ministrado pela Diretoria de Inteligência, em Cuiabá. O curso é oferecido para delegados, investigadores e escrivães que atuam nos 23 Núcleos de Inteligência, instalados nas Delegacias de Polícia, da Capital e do interior do Estado.

De acordo com a diretora de Inteligência, Alana Cardoso, a capacitação objetiva disseminar os conhecimentos básicos da atividade de inteligência, tanto teórico como prático, para uso das ferramentas e técnicas nas investigações conduzidas no âmbito das unidades. "A inteligência policial é voltada para a produção de provas e temos essa necessidade de capacitar os policiais para atuarem e desempenharem funções como analistas de inteligência, com a fim de dar efetividade e celeridade aos trabalhos desenvolvidos", destacou.

O curso iniciado nesta segunda-feira (29.06) será finalizado no sábado, 4 de julho, na Academia de Polícia (Acadepol), com encontro de todos os policiais que atuam nos núcleos de inteligência, gestores, delegados regionais e outros componentes do Sistema de Inteligência da Polícia Civil (Sintel).

O encerramento será marcado por palestra, com o tema "Atividade de Inteligência de Segurança Pública na investigação policial", pelo delegado Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, que atuou por mais de 10 anos na Inteligência da Polícia Civil, foi secretário adjunto de Inteligência na Secretaria de Estado de Segurança Pública e delegado geral da PJC.

O delegado geral adjunto, Rogério Atílio Modelli, destacou a importância do curso, que além da capacitação busca a integração dos profissionais da atividade de inteligência. "A Polícia sempre trabalhou com informações, mas em escala pequena. Hoje os núcleos de inteligência agregam conhecimento extremamente importante à atividade policial", declarou.

Para o delegado Sérgio Ribeiro Araújo, que coordena as atividades do núcleo de inteligência da Regional de Sinop (500 km ao Norte), quando se utiliza as ferramentas e técnicas de inteligência nas investigações policiais os resultados são mais eficazes. "Queremos aprimorar os trabalhos, pois já utilizou desde 2006 as ferramentas, e sempre ajudou a alcançar bons resultados nas investigações", disse.

A coordenadora do curso, investigadora Caroline Infantino da Silva, informou que o curso tem 46 horas/aulas e é ministrado por policiais civis da Diretoria de Inteligência e outros profissionais com experiência na atividade.

Para este ano está previsto a realização de outro curso básico de inteligência para integrantes da Polícia Civil e outras instituições da Segurança Pública. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114