Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Quinta, 02 de julho de 2015, 15h42

Confiabilidade dos dados da Sesp tem reconhecimento nacional


Mato Grosso está, há cinco, anos entre o grupo de estados brasileiros com alta qualidade na alimentação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). A análise é do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que avalia a qualidade e confiabilidade dos dados enviados periodicamente pelos estados ao Ministério da Justiça.

Os principais critérios avaliados são a cobertura e a qualidade dos dados e informações enviadas, principalmente em relação aos Crimes Violentos Letais Intencionais, como homicídios dolosos, roubos seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e crimes contra o patrimônio.

Também são confrontados os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com os dados de mortalidade do DATASUS, do Ministério da Saúde. As informações constam no 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, compilado em 2014, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo a coordenadora Geral de Estatística e Análise Criminal da Sesp, Tatiana Eloá Pilger, os dados encaminhados norteiam as políticas públicas e operações deflagradas pelas instituições. “O resultado deste levantamento indica que a segurança pública está no caminho certo, e que todas as ações de Inteligência são planejadas de acordo com a realidade e necessidade que indicam as estatísticas”, destacou.

De acordo com o anuário do Fórum, a Sesp comunicou 98,7% das ocorrências policiais ao Sinesp em 2013. Já em 2012, o índice foi de 91,4%.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização não governamental que tem como principais missões a promoção do intercâmbio, da cooperação técnica para o aprimoramento da atividade policial e da gestão da segurança pública no Brasil.

Uma das frentes de atuação do Fórum é a produção do Anuário, voltado ao monitoramento de instituições e políticas de segurança pública, com os objetivos de consolidar e difundir o conhecimento produzido sobre o tema no Brasil e incentivar a avaliação como prática de gestão e formulação de estratégias no setor.

Um dos pilares da nova gestão é o trabalho de Inteligência baseado em números reais e dados confiáveis. “Um bom planejamento se baseia em um diagnóstico confiável que permita elaborar estratégias de segurança que trarão resultados efetivos. Daí a importância da alimentação correta dos bancos de dados que permitirão análises criminais seguras e definição da melhor política de enfrentamento”, explicou o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre.

De acordo com o secretário, uma das preocupações da nova gestão e exatamente ter números confiáveis para trabalhar e, nesse quesito, a Segurança Pública de Mato Grosso é muito bem avaliada.

“Para a nova gestão os números são importantes e devem ser confiáveis, como são. Mas, nem só de números se vive a segurança pública. O mais importante para nós é o cidadão individualmente sentir-se seguros e confiar nas instituições e, por isso, trabalhamos sim com números, mas com foco na segurança do cidadão”, completou.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114