Cuiabá | MT 25/04/2024
Polícias
Terça, 07 de julho de 2015, 16h24

Empresário é preso em shopping como receptador de celulares


Delegada Elaine Fernandes

Um empresário do ramo de assistência técnica de celulares foi preso por policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), de Cuiabá, na tarde de segunda-feira (06.07). O preso, Benedito Max Garcia, 30, foi autuado em flagrante por receptação qualificada de celulares roubados de uma loja, de dentro do Shopping Três Américas.

As investigações iniciaram com roubo ocorrido no dia 23 de junho deste ano, no quiosque da Samsung, dentro do Shopping Três Américas, em Cuiabá, de onde foram subtraídos 30 aparelhos de celulares do último lançamento da marca.

Em levantamento de informações, os policiais civis descobriram que o suspeito, Benedito Max, havia receptado parte da carga roubada da loja. Ele também tinha acabado de vender um dos aparelhos telefônicos para uma pessoa conhecida como Matheus, o qual estaria conduzindo um veículo Captiva azul, nas proximidades da Avenida do CPA.

Uma equipe da Derf realizou buscas na região e conseguiu localizar o veículo suspeito conduzido por Matheus. Na abordagem, os policiais procederam com a revista do interior do automóvel e localizaram um aparelho de celular Samsung Galaxy S6, preto, e na verificação do no número do IMEI foi constatado ser um dos produtos roubados.

Questionado, Matheus afirmou ter comprado o aparelho celular na Loja MN CEL, na Avenida Senador Metelo, bairro do Porto, de propriedade de Benedito Max, pagando o valor de R$ 2,4 mil pelo telefone.

Na loja mencionada, os policiais efetuaram a prisão de Benedito Max, que tem várias passagens por furto e receptação. O suspeito alegou ter intermediado a venda do aparelho roubado, a pedido de uma pessoa conhecida como “Bombado”, e que receberia o valor de R$ 400 pelo negociação da venda.

A loja de Benedito Max já foi inúmeras vezes alvo de investigação por parte da Derf, por envolvimento com o crime de receptação. “O acusado diz que a atividade de sua empresa é apenas assistência técnica de aparelhos celulares, porém as investigações atestam que essa atividade é para dissimular a verdadeira finalidade do estabelecimento, considerado o maior ponto de receptação de telefones roubados e furtados em Cuiabá”, destacou a delegada Elaine Fernandes da Silva.

Ainda segundo investigação, Benedito Max evita deixar todos os aparelhos oriundos de roubo e furto dentro da loja, por temer pelos possíveis mandados de busca e apreensão domiciliar. No entanto, quando o cliente chega ao local solicitando determinado modelo de aparelho, ele diz para a pessoa esperar e volta com o produto receptado e finaliza a venda ilegal.

O suspeito além de receptar aparelhos roubados ou furtados para revenda, também desmonta os telefones para comercializar as peças, principalmente Iphone, mesmo estando bloqueados.

O empresário foi autuado por receptação qualificada, sem direito a fiança, e será encaminhado ao Centro de Ressocialização de Cuiabá.

Legislação

A delegada titular da Derf, Elaine Fernandes da Silva, acredita que a nova Lei Estadual nº. 10.258, que regulamenta sobre a cassação do cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, os donos de empresas flagrados por receptação de produtos roubados ou furtados ficarão impedidos de exercer a atividade do ramo e pedir nova inscrição.

A lei traz no artigo 1º: "será cassada a eficácia da inscrição no cadastro de contribuintes quem adquirir, distribuir, transportar, estocar, revender ou expor à venda quaisquer bens de consumo, gêneros alimentícios ou quaisquer outros produtos industrializados fruto de roubo ou furto, independentemente de ficar ou não caracterizada a receptação". 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114