Cuiabá | MT 23/04/2024
Polícias
Segunda, 27 de julho de 2015, 11h08

Defensoria Pública destaca importância da primeira Audiência de Custódia realizada pelo TJ


Judiciário de Mato Grosso relaliza primeira Audiência Custódio  

Com a presença do Ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizou nesta sexta-feira (24) a primeira Audiência de Custódia, uma apresentação do autuado preso em flagrante delito perante um juiz, visando assegurar o respeito aos direitos constitucionais do preso provisório.

Tal procedimento ajuda na redução do volume de prisões desnecessárias e ilegais, resultando na diminuição da população carcerária e é previsto em tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário.

Para o Defensor Público-Geral de Mato Grosso, Djalma Sabo Mendes Júnior, a Audiência de Custódia deve ser regra nos tribunais para que sejam cumpridos os direitos humanos em relação à pessoa presa. “Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça, em junho deste ano, a população carcerária atingiu mais de 607 mil pessoas. Sendo assim, a Audiência de Custódia possibilita a redução dos encarcerados das unidades prisionais e controla a legalidade das prisões, tornando-as mais humanizadas”, concluiu.

“Um preso custa hoje, R$ 3 mil mensais para o Estado, ao fim deste programa conseguiremos colocar em liberdade condicional cerca de 150 mil presos e economizaremos por volta de R$ 4,3 bilhões de reais que podem ser destinados para outros setores essenciais como saúde e educação”, explanou o Ministro Ricardo Lewandowski.

A Corregedora-Geral de Justiça de Mato Grosso, Maria Erotides Kneip, afirmou que as políticas públicas precisam trazer segurança e proteção para todo e qualquer ser humano. “O Brasil ocupa a quarta colocação no ranking de pessoas encarceradas, por isso a data de hoje é um divisor de águas para nosso Estado, uma vez que o Judiciário deve apresentar alternativas para o cidadão reinserir-se * na sociedade”. 

* Reeditada para titulação as 14h15




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114