Cuiabá | MT 17/04/2024
Polícias
Terça, 28 de julho de 2015, 18h47

Cadeia de Vila Bela é equipada com Sala de Monitoramento


O aparato tecnológico auxiliará os agentes penitenciários e trará mais segurança para os servidores da unidade

O Governo do Estado de Mato Grosso inaugurou, na Cadeia Pública de Vila Bela da Santíssima Trindade, uma Sala de Monitoramento com dez câmeras, instaladas em pontos estratégicos. Nela, os agentes penitenciários vão monitorar todas as celas, espaço administrativo e áreas interna e externa da cadeia.

As câmeras auxiliarão os agentes em seus trabalhos. Ao visualizar uma atitude suspeita, os servidores que estiverem monitorando os recuperandos podem acionar os agentes penitenciários em tempo real. “Os agentes que estiverem mais próximos do local terão a chance de atuar com mais segurança, pois o uso das câmeras possibilita que os agentes sejam informados, com antecedência, sobre as características da ocorrência”, destaca a diretora da unidade, Karleny Farias de Brito.

Karleny conta que recebeu apoio do Poder Judiciário, por meio do Juiz da Comarca, Dr. Leonardo de Araujo Costa Tumiatie. A presidente do Conselho da Comunidade, Dra. Juliana Rafaela Soares Nava, também ajudou na aquisição dos aparelhos.

“Essa parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) com o Judiciário e Conselho da Comunidade tem transformando a unidade prisional de Vila Bela. Aqui temos o propósito de realizar mudanças voltadas para o bem-estar dos recuperandos e dos servidores, melhorando cada vez mais as condições de convívio no espaço, além de implantar uma modernização tecnológica do trabalho dos agentes penitenciários que contribua para sua segurança”, informa a diretora.

Saúde

Em março de 2015, a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária disponibilizou atendimento odontológico a um grupo de dez recuperandos da unidade de Vila Bela. No total, foram realizados 20 procedimentos.

O Primeiro Atendimento Odonto Móvel começou a ser articulado pela diretora da unidade e pela secretária de Saúde da cidade, que levou a demanda ao prefeito Anderson Gláucio Andrade. A prefeitura garantiu que o atendimento será realizado mensalmente ou quando for acionado pela direção da Cadeia Pública.

Monitoramento

O sistema de monitoramento já tem contribuído para os órgãos de segurança, como no caso da vigilância sobre recuperandos beneficiados pelo Judiciário com o uso da tornozeleira eletrônica. O Governo Estadual mantêm o Centro de Monitoramento das Tornozeleiras Eletrônicas funcionando no prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), executando suas ações em conjunto com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp).

Os 20 servidores, divididos entre funcionários públicos da Sejudh e privados da empresa responsável pelo sistema, trabalham em sistema de plantão, em turnos de seis horas. O Centro é munido de quatro computadores e dois telões e conta com o apoio tecnológico do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114