Cuiabá | MT 23/04/2024
Polícias
Sábado, 01 de agosto de 2015, 16h20

Presidente do TJ confere último dia do Mutirão


No último dia do maior Mutirão Fiscal já realizado em Mato Grosso, nesta sexta-feira (31 de julho), às 18h, as dependências da Arena Pantanal ainda contavam com muitos contribuintes que compareceram para quitar suas pendências tributárias. Isso mostra o sucesso do evento que, antes mesmo de seu encerramento contabilizou R$ 204.321.125 milhões negociados. Resultado de uma ação que buscou principalmente regularizar pendências perante os entes federativos.

Os números surpreenderam as expectativas dos organizadores. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo da Cunha, fez questão de conferir de perto as últimas horas do mutirão e aproveitou para conversar com algumas pessoas que trabalharam durante todos esses dias e também para conferir a prévia do balanço no fim da tarde.

Para o magistrado, embora a cifra de mais de R$ 200 milhões não seja o valor final, esse resultado é muito satisfatório. Ele destacou o empenho de todos os envolvidos e disse que com essa ação e parceria todos saem ganhando. "A sociedade, com o resgate da cidadania; o poder público, que recebe esses valores e pode praticar políticas públicas; e o Judiciário, com a baixa bastante significativa de processos", destacou.

O desembargador ressaltou ainda que a previsão é que esse mesmo modelo de evento seja realizado nos polos do interior do estado, como Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop. "Os municípios do interior poderão receber esses mutirões. Estamos formatando essa possibilidade e os polos poderão aderir a essa ação", informou.

De acordo com a coordenadora do Mutirão Fiscal em Mato Grosso, juíza da Vara de Execução Fiscal de Cuiabá, Adair Julieta da Silva, a prévia do montante arrecadado no mutirão e divulgado às 18h de sexta-feira foi altamente positiva. Um sucesso, principalmente pelo comparecimento em peso da população. Foram atendidas, até as 18h do último dia de Mutirão, mais de 20 mil pessoas e foram baixados aproximadamente cinco mil processos e outros 16 mil casos deixarão de ser ajuizados.

"A baixa no número de processos e a redução do ajuizamento de novos casos representam um ponto muito importante. Os processos já vão para o arquivo e outros casos nem chegam a ser judicializados. Trabalhamos com duas frentes: o pré-processual, ou seja, o não ajuizamento, e a baixa dos processos que estão em andamento", informou.

A juíza reiterou a informação do presidente ao comentar sobre os mutirões a serem realizados no interior de Mato Grosso. "Pensamos sim em levar esse formato para o interior do estado. Para isso estão sendo elaborados calendários para que os contribuintes tenham possibilidade de usufruir de benefícios como estes que foram concedidos por aqui, como 100% de descontos e parcelamentos em até 84 vezes, dependendo de cada caso, para que o interessado possa fazer o resgate de sua cidadania tributária", destacou.

Ela informou ainda que o próximo município a receber o mutirão fiscal será Várzea Grande, provavelmente no final do mês de setembro. Porém um calendário ainda será montado junto à Corregedoria-Geral da Justiça.

São em eventos como este que as pessoas poderão resolver questões como as de dona Lurdes Aparecida Fornazari, de 56 anos, que é confeiteira autônoma. Ela conta que tinha uma dívida de IPTU oriunda de um imóvel que comprou. Ela conseguiu negociar e, para ela, o resultado foi muito satisfatório. "Consegui desconto e parcelei para poder pagar de acordo com minhas possibilidades. Esse mutirão foi muito importante para a população e para a cidade. Todos saem ganhando", concluiu.

O evento fez parte do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, efetivado pela Corregedoria Nacional de Justiça, comandada pela ministra Nancy Andrighi. Esta é uma parceria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e Município de Cuiabá, além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por conta disso, a Arena Pantanal foi escolhida como cenário, pois foi cedida para o mutirão sem custo adicional.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114