Cuiabá | MT 16/04/2024
Polícias
Sexta, 28 de agosto de 2015, 17h16

Lei institui Dia Estadual da Adoção de Animais


Dia 4 de outubro é a data escolhida para a mobilização em prol dos animais. A Lei é de autoria do deputado Gilmar Fabris

Mobilizar a população para a realização de ações que protejam os animais. É o que prevê a Lei 10.146/ 14, de autoria do deputado Gilmar Fabris (PSD), que além de despertar a preocupação com o bem-estar dos animais, prioriza o combate ao abandono e incentiva crianças e adultos a cuidar ainda mais. As atividades serão realizadas no dia 4 de outubro, Dia Estadual de Adoção de Animais.

Em vigor desde julho do ano passado, a nova lei deverá ser amplamente divulgada como forma de chamar a atenção às ações que serão feitas em parceria com a sociedade organizada. Nas escolas, por exemplo, palestras educativas poderão ser apresentadas com a abordagem sobre os cuidados com a saúde dos animais, o combate ao abandono e a importância da adoção.

Fabris destaca que a data escolhida é a mesma em que se comemora, desde 1930, o Dia Mundial do Animal. Data da morte de São Francisco de Assis, considerado o Santo protetor dos animais.

“O dia estadual de adoção de animais vai reforçar as campanhas de conscientização, proteção aos animais e ao meio ambiente. Também vai amparar os que são abandonados ou vítimas de maus tratos”.

De acordo com o parlamentar, a instituição da data se deve ao alto índice de registros de crimes contra animais. Abandono e maus tratos lideram o ranking. O parlamentar destaca ainda, a caça predatória e o comércio ilegal como crimes que contribuem para a extinção de muitas espécies. Outro fator se refere à destruição do meio ambiente que afeta diretamente o habitat natural dos animais silvestres.

Destaca a iniciativa adotada em Santo André, São Paulo, onde o dia da adoção acontece numa feira livre, com a atenção de veterinários e agentes de controle de zoonoses para prestar esclarecimentos sobre os cuidados necessários com o animal disponível à adoção. “É perfeitamente possível promover e estimular a população mato-grossense a adotar um animal que precisa de proteção” 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114