Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Terça, 01 de setembro de 2015, 15h19

Presidente prestigia abertura da Semana da Pátria


Foto: Lenine Martins (Sesp-MT)

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Paulo da Cunha, esteve na praça Santos Dumont, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (1º de setembro) para participar da abertura da Semana da Pátria, evento que comemora a Independência do Brasil.

Segundo o magistrado, as comemorações de 7 de setembro são fundamentais para resgatar o civilismo nos cidadãos mato-grossenses. “A Semana da Pátria é um momento ideal para fazermos uma reflexão de como estamos indo enquanto sociedade e cidadãos. E ainda o que temos feito para garantir o estado democrático de direito”, enfatizou Paulo da Cunha.

O desembargador afirmou ainda que o resgate histórico é muito importante para deixar vivo o civilismo nos corações dos brasileiros. “Somos uma população que ama nossa pátria e faz tudo por ela. E é dever do Poder Judiciário participar desse momento histórico para reforçar esse sentimento nos corações dos brasileiros”, garantiu o presidente.

Foto: Lenine Martins (Sesp-MT)

Segundo o governador do Estado, Pedro Taques, que se recorda de comemorar a data desde os 10 anos de idade, independência representa liberdade e a capacidade de escolher o próprio destino. “Nós temos liberdade no Brasil. Liberdade de imprensa, liberdade partidária, liberdade do cidadão escolher o seu destino.

O que falta para o Brasil é responsabilidade. É tratar o cidadão com mais respeito. Embora a democracia esteja consolidada, é preciso buscar os ideais da democracia, como liberdade, respeito e dignidade, e é por isso que estamos aqui”, salientou.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Zaqueu Barbosa, esta é uma época em que temos que resgatar aquilo que estava um pouco esquecido. “A questão do patriotismo está adormecida em alguns cidadãos, embora tenhamos tido grandes demonstrações de civilidade ultimamente. E para isso é importante que as instituições estejam fortalecidas e constituídas. Por isso, aproveito para conclamar a população para participar do desfile militar que acontecerá no dia 7 de setembro”.

Para o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, José Carlos Braga de Avelar, acreditar nas instituições, ensinar civilidade às crianças e amigos, e participar do processo eleitoral é a melhor forma de viver a democracia plenamente. “É preciso que a população encontre formas cotidianas de exercitar o civilismo. Somente desta forma conseguiremos fortalecer cada vez mais a nossa democracia”, destacou o comandante.

A Semana da Pátria terminará com um desfile cívico-militar, que será realizado no dia 7 de setembro, na Avenida do CPA (em frente à Praça das Bandeiras), às 7h. Mas, as programações não param por aí. De 1º até 7 de setembro serão desenvolvidas diversas atividades, como apresentação da Banda Musical da Polícia Militar e Grupo Flor Ribeirinha em bairros da Capital, campanha de doação de sangue, palestras da Polícia Militar, visita das escolas aos quarteis militares e instituições policiais, visita do projeto Cara Limpa Contra as Drogas, da Polícia Judiciária Civil, às escolas, solenidade em comemoração ao aniversário de 295 anos da Polícia Militar e Concerto Musical com as bandas da Polícia no teatro Zulmira Canavarros.

Estiveram na solenidade o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo; o secretário da Casa Civil, Paulo Taques; o secretário adjunto de Gestão Integrada da Polícia Militar, coronel Joelson Sampaio, entre outros.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114