Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Quinta, 19 de novembro de 2015, 17h16

Brasil e Finlândia assinam Memorando de Entendimento


Foto: Tereza Sobreira

Brasil e Finlândia assinaram, nesta quinta-feira (19), Memorando de Entendimento nas áreas de pesquisa, apoio logístico e aquisição de produtos e serviços de defesa. O memorando de cooperação foi assinado durante encontro do ministro da Defesa, Aldo Rebelo, o vice-ministro da Finlândia, Arto Räty, e as delegações dos dois países.

O ministro brasileiro ressaltou que as empresas finlandesas que atuam no Brasil geram tributos e mais de 60 mil empregos. “São empresas de referência e queremos que essa experiência seja ampliada na área de defesa”, disse o ministro.

Aldo lembrou ainda que os países têm preocupações semelhantes por serem pacíficos, sem interesses hegemônicos no mundo, mas com interesse em um sistema de defesa capaz de proteger a soberania e os povos. “Não existe Política de Defesa sem indústria de defesa, sem pesquisa e sem tecnologia. Nós temos como encontrar uma forma de cooperação com desafios em comum. Podemos fazer parte disso conjuntamente”, destacou o ministro.

O vice-ministro da Finlândia disse que a diferença marcante entre os dois países é a extensão territorial, mas que são países com grandes sinergias. “A distância não importa mais. O que acontece na Ásia, na África, afeta todos nós”, comentou.

Memorando de Entendimento

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, conduziu parte da reunião bilateral para a assinatura do Memorando de Entendimento entre os países. “O memorando é o primeiro passo para chegarmos a um acordo bilateral para entrada de produtos no Brasil e na Finlândia e que poderá ser complementado”, assegurou De Nardi.

O documento prevê que os participantes poderão promover a cooperação em assuntos relativos ao desenvolvimento de capacidades de defesa, com ênfase na área de pesquisa e desenvolvimento, de apoio logístico e de aquisição de produtos e serviços de defesa; compartilhar conhecimentos e habilidades nas áreas de ciência e tecnologia; colaborar em sistemas e equipamentos no campo da defesa; e cooperar em outras áreas no domínio do desenvolvimento de capacidades de defesa que possam ser de interesse para os países.

Com o memorando, Brasil e Finlândia também poderão explorar outras áreas, como educação e treinamento militar, e experiências adquiridas em operações das Forças Armadas, incluindo exercícios internacionais e operações de paz. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114