Cuiabá | MT 19/04/2024
Polícias
Domingo, 22 de novembro de 2015, 08h49

Consulta sobre unificação de carreiras começa segunda-feira


Os membros da Advocacia-Geral da União (AGU) poderão opinar, a partir de segunda-feira (23/11), em três perguntas relacionadas à unificação das carreiras. Advogados da União, procuradores federais, procuradores da Fazenda Nacional e procuradores do Banco Central terão até às 18h de quarta-feira para participarem da enquete.

Um link com o acesso ao procedimento será enviado para o e-mail dos membros ativos e aposentados da instituição. Os advogados e procuradores devem responder se aprovam ou desaprovam a unificação, qual a nomenclatura que a futura carreira deve ter se vier a ser criada (as opções são procurador da União, advogado federal e advogado da União) e se a unificação das carreiras também deve ser institucional, ou seja, se procuradores da Fazenda e do Banco Central devem ser vinculados apenas à AGU, e não mais à Advocacia-Geral e ao órgão para o qual prestam serviços jurídicos, como é atualmente.

Os advogados públicos não poderão votar mais de uma vez e nem mudar de voto após registrarem a preferência. Uma equipe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e da Secretaria-Geral de Administração (SGA) permanecerá de plantão durante o período da consulta para atender qualquer membro que eventualmente tenha problemas para registrar sua opção. O resultado, que ainda não tem data para ser divulgado, mostrará as opiniões de cada carreira em relação ao tema.

Debate

Nesta quinta-feira, a Escola da AGU realizou o último de uma série de quatro debates sobre o assunto. O encontro contou com a participação de dirigentes da AGU e de outras instituições.

A secretária-geral de Administração da AGU, Patrícia Amorim, observou que a unificação pode reduzir os custos da instituição em uma série de áreas e otimizar a utilização dos recursos. Segundo Patrícia, integrar as carreiras da Advocacia-Geral pode contribuir para a criação de uma cultura de compartilhamento de serviços de protocolo, transporte, almoxarifado e infraestrutura de tecnologia, além de tornar mais simples e racional a administração predial e a gestão de patrimônio, de pessoal e de contratos.

"A eficiência e a produtividade do gasto poderiam aumentar, melhorar. E poderíamos otimizar ao máximo o aproveitamento dos nossos recursos e dos servidores administrativos. Hoje nossa força de trabalho, além de pequena, é segmentada. Servidor de A, de B e de C", afirmou Patrícia.

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, e o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, argumentaram que a integração das carreiras fortaleceria a AGU, e, consequentemente, o Estado brasileiro. Entre os dirigentes de órgãos da Advocacia-Geral, Lisiane Ferrazo (Procuradoria-Geral da União), Igor Montezuma (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) e Polyana Rodrigues (Consultoria-Geral da União) criticaram diversos aspectos da unificação, enquanto Bruno Luz (PGF) defendeu os benefícios que a medida representaria. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114