Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Segunda, 30 de novembro de 2015, 17h07

Gabinete de Gestão integrada visita municípios no interior


Representantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) visitaram na última semana, os municípios de Sorriso e Sinop para acompanhar o andamento das ações que estão sendo desenvolvidas pelos Gabinetes Municipais (GGIM) nestes municípios. A atividade faz parte de uma série de visitas ao interior do Estado para reativar e implementar colegiados para identificação dos problemas relacionados à segurança pública em cada região e discutir planejamentos e ações de enfrentamento.

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada da Sesp, Héverton Mourett de Oliveira, ressalta a importância dessa integração entre Estado e municípios para obter melhores resultados para área da Segurança Pública. “São eleitas algumas prioridades para o enfrentamento dos problemas identificados em cada município e, obviamente, o grande produto dessa atividade é a ação integrada para reduzir essas situações que foram apresentadas. Nas visitas trocamos experiência de como fazer o diagnóstico e eleger as prioridades, assim podemos agir pontualmente”, falou.

O secretário executivo ressalta ainda importância de executar o trabalho nos municípios em conjunto com outros órgãos, para que o serviço seja desenvolvido com mais precisão. “A gente fala da importância de enfrentar os problemas de forma coordenada e integrada. O nosso trabalho é fomentar a gestão integrada. Se cada instituição fosse atacar de foram isolada nos teríamos um produto com menos percepção social. Quando mais instituições se unem ao mesmo tempo, certamente a percepção social é maior. É isso que estamos apresentando aos colegiados municipais, que estar junto é importante mas unir forças e o melhor para que consigamos alcançar resultados”, explicou.

Para o fechamento do ano, Mourett explicou que estão sendo concentrados esforços na reativação dos GGIM's em Várzea Grande, Água Boa e Vila Rica.

Os gabinetes integrados atuam com foco em políticas de prevenção criminal. Para isso cria grupos colegiados com representantes dos poderes Legislativo e Executivo nos municípios para discutir a criação de políticas de segurança dedicada à cada região.

Héverton Mourett enfatiza que essas atividades são benéficas à segurança pública, pois além de envolver os municípios nas questões relacionadas ao enfrentamento da violência, auxiliam na elaboração de um plano preventivo a curto, médio e longo prazo, que terão efeitos no setor em todo o Estado.

Gabinetes Municipais

Mato Grosso conta atualmente com 34 gabinetes de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), criados entre os anos de 2005 e 2015.

Este ano o Gabinete de Gestão Integrada realizou cinco reativações de unidades que estavam com as atividades paralisadas e outros 12 foram criados, totalizando 18 unidades ativas até o momento.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114