Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 10h39

Ribeirinho Cidadão retira mais de 10 toneladas de lixo das margens dos rios


O Ribeirinho Cidadão IX coletou mais de dez toneladas de lixo retirado das margens dos rios que banham as comunidades de Barão de Melgaço a Poconé. O entulho foi recolhido pelos próprios moradores que, mediante a entrega do material, recebiam vestimentas e toalhas doadas pela Receita Federal, bem como plantas frutíferas e nativas, cedidas pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam).

Os sacos de lixo foram entregues aos ribeirinhos antes do início do projeto pela Colônia de Pescadores Z5, que também cedeu o barco para carregar o entulho. No total foram doadas sete toneladas de material pela Receita Federal e 5.350 mudas pelo Juvam, entre Ipês, Tarumãs, Aroeira, Jacarandá Mimoso e árvores frutíferas como Goiabeira, Cajueiro e Tamarindo.

interna1"Por meio dessas ações estamos mostrando aos pantaneiros a necessidade de se preservar o meio ambiente e vimos que podemos ir além. Esse trabalho comprova que a Defensoria também tem um braço social, é uma contribuição para o Estado Democrático de Direito e respeito à cidadania", declarou o Coordenador do projeto por parte da Defensoria Pública, Air Preiro.

Além da doação das mudas, o Juizado Volante Ambiental, por meio do Juiz de Direito Rodrigo Curvo, também é responsável pelas doações dos óculos e pelas dinâmicas de educação ambiental, realizadas com as crianças ribeirinhas ao longo do projeto.

"De maneira lúdica passamos para essas crianças noção de proteção do meio ambiente e consciência ecológica, plantando a semente da sensibilização ambiental nas pessoas que vivem na natureza. O jogo, denominado Rebojando, vem sendo realizado com as crianças desde a oitava edição do projeto e é um trabalho gratificante poder disseminar conhecimento e ver, no retorno, que está surtindo efeito", declarou o Conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino.

interna3O Ribeirinho

Dividido em duas etapas, fluvial e terrestre, o Ribeirinho Cidadão IX foi lançado no último dia 12 e se estende até 29 de fevereiro. A primeira delas teve duração de dez dias, quando as embarcações com a equipe que conta com defensores, juízes, médicos, promotor de Justiça, oftalmologistas, dentistas, assistentes sociais e outros profissionais aptos a solucionar questões jurídicas e sociais, navegaram as águas que banham as comunidades de Santo Antônio de Leverger a Poconé, passando por Barão de Melgaço. Já na segunda parte, com duração de sete dias, o atendimento será prestado por via terrestre na região de Santo Antônio de Leverger e Juscimeira.

Idealizado pela Defensoria Pública, o projeto é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com apoio do Governo do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, INSS, Marinha do Brasil, Assembleia Legislativa, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Incra, Secretaria Estadual de Segurança Pública e de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, SAMU, Sesc Pantanal, Funasa, Prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Leverger, Comando-Geral da Polícia Militar do Estado, Universidade Federal de Mato Grosso, Doctor Master Medicamentos Odontológicos, Comércio de Medicamentos DMC, distribuidoras de medicamentos Mega Farma e Quality Farma, Colônia de Pescadores Z5, AMEC e médicos voluntários.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114