Cuiabá | MT 25/04/2024
Polícias
Sexta, 24 de junho de 2016, 18h59

Prodam apresenta projeto de melhorias no portal da transparência do AM


Membros dos órgãos componentes da Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas se reuniram na manhã desta quinta-feira (23) com representantes da Empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam) para discutir soluções e melhorias no portal da transparência do Estado.

A Prodam, responsável técnica pelo Portal, apresentou o trabalho executado, com base nas observações feitas pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) após a divulgação do resultado da 2ª avaliação do Projeto Ranking da Transparência elaborado, pela instituição.

A ideia apresentada pela Prodam prevê a centralização dos portais da transparência do executivo em um único lugar, criando uma rede interligada com todas as informações do executivo estadual.

Márcio Lira, diretor-presidente da instituição, ressaltou que o objetivo é usar a tecnologia ao máximo para melhorar a transparência no Estado. Também foram discutidas na reunião mudanças de formatos e funcionalidade para aprimorar a acessibilidade da população aos portais.

Estiveram presentes na reunião, além do MPF/AM, atual presidência da Rede, representantes do Ministério Público de Contas, Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM), Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM).

Essa adequação, segundo o MPF, deve ser feita também por gestores municipais e da capital, de forma a adequar totalmente seus portais da transparência às exigências da Lei 12.527/2011, que estabelece procedimentos a serem observados na gestão pública para garantir o acesso à informação previsto na Constituição Federal.

Continuidade – O Ranking da Transparência do MPF revelou o quanto os municípios e os estados são ou não transparentes e se os portais obedecem os trâmites da lei. O procurador da República e presidente da Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas, Alexandre Jabur, tem projeto de prorrogar essa fiscalização sobre os portais de forma permanente e contínua. Tendo isso em vista, a reunião com a Prodam, um dos principais avaliados, demostra que existe possibilidade de melhoria nos portais e que são importantes permanentes diálogos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114