Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Quarta, 27 de julho de 2016, 14h56

PF combate organização criminosa instalada na Prefeitura de Goiatins/TO


Araguaína/TO – A Polícia Federal deflagrou hoje (27/7) a OPERAÇÃO BAGRATION*, com o objetivo de desarticular organização criminosa instalada na Prefeitura Municipal de Goiatins/TO, que atuava em esquema de fraudes em contracheques de servidores para fins de contratação de empréstimos consignados.

Cerca de 110 policiais federais cumprem 60 mandados judiciais nos estados do Tocantins e Maranhão, sendo 9 de prisão preventiva, 4 de prisão temporária, 17 de busca e apreensão, 28 de condução coercitiva, 12 de arresto de bens imóveis e bloqueio de ativos e 6 de sequestro de gado, nas cidades de Goiatins, Araguaína, Guaraí, Itacajá, Palmas/TO e Carolina/MA (povoado de Helenópolis).

A investigação iniciada em 2015 revelou a existência de esquema criminoso, cujos integrantes (prefeito, 1ª dama, secretários de finanças, saúde, recursos humanos, contadores, dentre outros servidores públicos) falsificavam contracheques de servidores “laranjas”, os quais eram utilizados para a obtenção de empréstimos consignados perante instituições financeiras.

Na maioria dos contracheques falsificados, constava o cargo de PROFESSOR DE NÍVEL FUNDAMENTAL, cujos salários, no referido município, são pagos com recursos do FUNDEB, circunstância que fixou a atribuição da Polícia Federal para atuar no caso.

No decorrer das investigações, foram constatados diversos outros crimes praticados pela organização criminosa, como: desvio de recursos públicos, crimes eleitorais, fraudes em licitações, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Estima-se que os prejuízos causados pelo esquema aos cofres da União sejam de cerca de R$ 10 milhões. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114