Cuiabá | MT 18/04/2024
Polícias
Quinta, 28 de julho de 2016, 18h32

Encontro discute ações para prevenir entrada de menores na criminalidade


Representantes do Poder Executivo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, se reuniram na Secretaria de Estado de Segurança Pública para definir o “Plano Estadual de Prevenção à Violência e à Criminalidade 2016 – 2021”.

 

Lenine Martins

O encontro foi realizado na quarta-feira (28.07), na Sesp. O foco do trabalho é a prevenção aos delitos criminais cometidos por menores em Mato Grosso.

Uma das ações discutidas envolve as escolas, com a participação de professores, diretores e os pais. A estratégia é verificar a assiduidade dos alunos no ensino regular e, a partir destes dados, desenvolver estratégias interinstitucionais e multidisciplinares.

O juiz da 2º Vara de Infância e Juventude de Cuiabá, Túlio Duailibi de Souza, disse que o trabalho integrado entre os órgãos do Executivo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública é que trará os resultados positivos.

“O primeiro aspecto a ser identificado é o escolar. A escola fará a maior diferença para a prevenção”, disse.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, disse que o trabalho de prevenção é para “salvaguardar os futuros adultos”.

A coordenadora de Ações Preventivas da Sesp, Coronel Zózima Dias dos Santos, disse que encontro foi muito importante para construir um modelo de atuação no Estado.

“Essa integração vai garantir uma melhor atuação para prevenir e reduzir os crimes cometidos por menores”, disse, acrescentando que, após encontro, será elaborado um termo de cooperação.

O juiz coordenador da Justiça Comunitária, José Antônio Bezerra Filho, disse que o trabalho tem que ser efetivo. “As ações em conjunto facilitam bons resultados. Tudo começa na escola”, destacou

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Saúde, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Tribunal de Justiça, Ministério Público e o comandante da Polícia Militar, coronel PM Gley Alves.

Projetos sociais

Atualmente, as forças de segurança da Sesp possuem várias atividades de inserção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como o Proerd, da Polícia Militar, que desenvolve projetos como Judô Bope e Jiu Jitsu Rotam.

Já a Polícia Judiciária Civil tem os programas “De Cara Limpa Contra as Drogas” e o “De Bem Com a Vida”, que tem como foco os problemas relacionados ao consumo de álcool por adolescentes.

O Corpo de Bombeiros Militar trabalha com dois importantes programas. Pelo Bombeiros do Futuro, crianças e adolescentes de 11 a 15 anos, estudantes da rede pública de ensino, participam de aulas ministradas por bombeiros militares sobre primeiros socorros, cidadania, educação para o trânsito, prevenção ao uso de drogas, entre outros temas.

Outro projeto do Corpo de Bombeiros é o Karabom, desenvolvido pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Rondonópolis. Com aulas de Karatê, o projeto já conta com mais de 500 alunos distribuídos em vários pontos do município.

Outro programa social desenvolvido pela Segurança Pública em Mato Grosso, e reconhecido pela Unicef, é o Rede Cidadã. Desde que entrou em funcionamento, em 2005, já passaram pelo programa mais de 13 mil meninos e meninas.

Pelo Rede, crianças e adolescentes têm a oportunidade de participar de diversas atividades culturais, esportivas e educacionais, como aulas de pintura em tela, teatro, violão, coral, xadrez, futebol, futsal, basquete, capoeira, judô, vôlei e tae-kwon-do. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114