Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Sábado, 27 de agosto de 2016, 08h48

Preso em Operação é considerado um dos maiores golpistas de Mato Grosso


Redação

Investigado por envolvimento em diversos estelionatos em Mato Grosso, o casal Shirlei Aparecida Matsucka e Walter Dias Magalhães Junior, foram transferidos do Estado de Goiás para Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (26), em uma aeronave do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

O casal teve o mandado de prisão preventiva cumprido na cidade de Itaberaí (GO), na operação Castelo de Areia, deflagrada dentro das investigações comandadas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e o Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Cuiabá, unidades da Polícia Judiciária Civil.

 

.

Os dois suspeitos são apontados como membros da associação criminosa, que aplicava golpes utilizando o Soy Group, para atrair investidores com falsas promessas de rendimentos a juros baixos.

Em investigação paralela, existem outros dois inquéritos policiais na 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande, presididos pelo delegado Caio Fernando Albuquerque, e que apura o envolvimento do casal em golpes contra 3 vítimas, incluindo um cortume da cidade de Tangará da Serra. O dinheiro dos golpes eram revertidos na compra de carros de luxo e outras aquisições que são investigadas.

Segundo a investigação, Walter utilizou a empresa D2A Consultoria e Gestão Empresarial LTDA, para ludibriar as vítimas, com o mesmo modo de ação criminosa que desenvolvia no Soy Group. O suspeito e a mulher respondem nesses inquéritos por estelionato, apropriação indébita e associação criminosa.

Mais sobre o assunto:
PJC prende quadrilha que 'falsificou' chinês para golpe de R$ 50 milhões

Mais Vítimas

O estelionatário é considerado um dos maiores golpistas de Mato Grosso, tendo dezenas de ocorrências registradas contra ele, por vítimas de diferentes regiões do Estado e que estão sendo apurados pela Polícia Civil. A estimativa é que exista um grande número de pessoas que tenham sido enganas pelo casal, incluindo outros estados da federação.

Até o momento 12 vítimas do 'Soy Group' foram identificadas. A mais recente delas, declarou ter pago cerca de R$ 120 mil para a associação criminosa, última na quarta-feira (24). A Polícia Civil espera que com a deflagração da operação novas vítimas denúnciem o golpe montado pela organização.

Ex-vereador e advogado João Emanuel

Presos

Além de Shirlei e Walter, também tiveram mandados cumpridos Marcelo de Melo Costa, Lazaro Roberto Moreira Lima (condução coercitiva), Evandro José Goulart, e o advogado e ex-vereador de Cuiabá, João Emanuel Moreira Lima, que teve a ordem de prisão cumprida no Hospital Santa Rosa, na Capital.
 

Conduzido coercitivamente, Lazaro foi ouvido na Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), permaneceu calado em interrogatório e declarou que irá se pronunciar apenas em juízo. Evandro, por possuir Ensino Superior foi encaminhado para o Centro de Custódia de Cuiabá (CRC). Já Marcelo está recolhido ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), mesma unidade prisional para onde foi transferido Walter.


Shirlei está recolhida no presídio Ana Maria do Couto May. O casal será ouvido na segunda-feira (29) no GCCO. O advogado João Emanuel permanece internado sob vigilância policial e também será interrogado nos próximos dias.

 

 

.

Apreensões

Durante a operação foram apreendidos diversos documentos (cheques, contratos, entre outros), computadores, notebooks, duas armas de fogo, sendo uma pistola com um vigilante da empresa Soy, em Várzea Grande, e uma arma longa (carabina de fabricação turca, com numeração raspada) em Chapada dos Guimarães, com uma pessoa contratada para fazer a segurança da residência do casal. Os dois suspeitos foram autuados em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

A ação apreendeu também 5 veículos: 02 BMW, uma Cherokee e uma caminhonete Amarok - três deles apreendidos em Goiás e que estão sendo trazidos para Mato Grosso. Uma BMW foi apreendida em Cuiabá e está no pátio do GCCO.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114