Cuiabá | MT 25/04/2024
Polícias
Segunda, 29 de agosto de 2016, 21h35

Servidores são treinados em curso de brigadistas


Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso iniciaram o curso de formação de brigadista de incêndio nesta segunda-feira (29 de agosto), na Escola dos Servidores.

No primeiro dia do curso, 30 servidores e 10 policiais militares lotados no TJ tiveram aulas teóricas sobre primeiros-socorros, aprendendo a manter os sinais vitais de uma vítima em situações de risco.

“Nós mostramos que, para fazer os primeiros-socorros, basta você deixar a pessoa com respiração, pulsação e não agravando os traumas que já podem ter sido instalados”, explica o instrutor do curso, coronel BM Arilton Azevedo Ferreira.

De acordo com o coronel, muitas pessoas não sabem sequer usar um extintor de incêndio, nem tampouco conseguem diferenciar situações em que é possível fazer o combate inicial ou evacuar o local.

“Existe fogo que somente o Estado com a sua estrutura consegue debelar. Nesses, o brigadista não entra. O que ele deve fazer é trabalhar com prevenção e nos princípios de incêndio, fazendo os salvamentos devidos e trabalhando com a preservação da saúde e da vida”, pontua o instrutor.

Conforme afirma o chefe da Divisão de Combate e Prevenção a Incêndio do TJMT, Jandrey Alessandro da Silva, o brigadista é um braço do Corpo de Bombeiros dentro da instituição. “É importante que o servidor esteja preparado para o princípio de incêndio. Ele vai verificar a situação, dar apoio, combater o princípio e acionar o Corpo de Bombeiros”, esclarece.

Para o auxiliar judiciário de Lógica e Telefonia Benedito Souza Nogueira, o curso é muito importante para prevenir situações de risco e também aprender novas técnicas. “Na área que eu trabalho tem energia, pode pintar um incêndio e eu já sei como apagar e não deixar piorar”, analisa Benedito.

Esta é a segunda turma de brigadistas formada pela Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça. O treinamento anterior foi realizado em 2013 e capacitou cerca de 40 servidores, conforme informou o cabo Jandrey da Silva.

O curso de formação segue até a próxima quarta-feira (31 de agosto) e terá 20 horas/aula, incluindo aulas práticas no Campo de Instrução, casa de fumaça, manuseio de extintor, mangueira e primeiros-socorros.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114