Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Sexta, 23 de setembro de 2016, 13h24

Inseticida do Paraguai é apreendido em propriedades de MT


O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) apreendeu 118 volumes do inseticida Benzoato de Emamectina, usado para o controle de larvas de lagartas. O produto tinha rótulo do Paraguai e, portanto, não era autorizado para utilização devido ao desconhecimento da procedência e composição. A quantidade, suficiente para tratar cerca de 1.500 hectares de soja, foi apreendida na região do Vale do Araguaia durante fiscalização de rotina. Os 118 volumes correspondem a 13.983,05 litros do produto.

Além de ser contravenção, a venda de produtos importados sem autorização também representa crime ambiental. “Não sabemos sobre os resíduos que ficam com a aplicação desse produto, uma vez que não se sabe a sua composição. Pode causar prejuízos de intoxicação tanto para o trabalhador quanto para a agricultura”, explicou Thiago Tunes, coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Indea.

A fitotoxidez é outro problema que pode afetar as plantas cultiváveis, prejudicando o seu desenvolvimento. Pode ser desencadeada por fungos, insetos e bactérias que parasitam as plantas e também pela aplicação incorreta de defensivos e de adubos. Além disso, defensivos podem causar diferentes níveis de fitotoxidez, exigindo rigoroso controle.

“O controle efetivo nas propriedades rurais garante a qualidade dos insumos utilizados, potencializando a produtividade de nossas culturas, garantindo a proteção do meio ambiente e a saúde do trabalhador rural, uma vez que todo produto cadastrado no Estado é rigorosamente avaliado antes de ser aprovado para comercialização”, destacou Renan Tomazele, fiscal do Indea-MT.

Renan destaca que o trabalho conjunto com outros órgãos dentro do território mato-grossense tem possibilitado a continuidade dos processos investigativos para redução e punição dos infratores que, ao adquirirem produtos ilegais ou contrabandeados, colocam em risco todo o sistema produtivo, inserindo produtos proibidos no país e acelerando o processo de resistência das pragas agrícolas.

“As fiscalizações serão potencializadas no período da safra, e com o apoio da indústria química e do setor produtivo serão organizadas campanhas de combate à utilização de agrotóxicos ilegais”, afirmou Tomazele. Entre janeiro e julho deste ano, o Indea realizou 6.349 fiscalizações em todo o estado.

O descarte das embalagens é outra preocupação, já que produtos irregulares acabam não tendo o destino correto, em uma tentativa de encobrir o produto clandestino.

No site do Indea-MT estão disponíveis para consulta todos os produtos cadastrados para uso no Estado.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114