Cuiabá | MT 19/04/2024
Polícias
Terça, 17 de janeiro de 2017, 19h25

Policiais do Batalhão de Trânsito recebem treinamento para uso de arma de choque


.

Buscando prestar um serviço de excelência, a Polícia Militar vem realizando a capacitação de 100% do efetivo do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran) no uso de arma de choque (Spark). O treinamento acontece uma vez por semana, no Quartel de Comando Geral (QCG) da PM, na Av.do CPA.

Sob a orientação do cabo Raphael, com duração de 5 horas/aula, os policiais aprendem a manusear o equipamento, como proceder, e em quais ocasiões utilizar. Eles também aprendem a proceder em situações, como por exemplo, pessoas que ofereçam resistência à prisão.

A arma de energia conduzida é destinada para ser utilizada em situações em que as pessoas encontram-se agitadas e/ou violentas. O equipamento é uma opção não letal com alta voltagem. É o ultimo recurso antes do uso da arma de fogo e atua diretamente sobre o sistema nervoso central, causando contrações musculares, impedindo a pessoa de realizar qualquer movimento por cinco segundos.

 

.

Segundo o capitão do BPMTran, Saulo Pellegrini, “a Spark é uma excelente ferramenta para a preservação da vida dos suspeitos e de agentes policiais. Serve no auxílio, em bloqueios nas vias urbanas, atuação em apoio ao policiamento com grande quantidade de pessoas e mesmo nas rodovias estaduais, em que o policial trabalha com grandes distâncias das cidades, sem poder contar com um apoio imediato de outras viaturas.”

Para a comandante do BPTran, tenente-coronel Francyanne Curvo, "o instrumento é ideal para evitar que os policiais e suspeitos sejam expostos ao confronto físico".

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114