Cuiabá | MT 16/04/2024
Polícias
Sexta, 17 de fevereiro de 2017, 12h49

Estados integram banco de dados para combater crimes fronteiriços


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) integrou seu banco de dados com as agências de inteligência das polícias militar, civil e federal, do Paraná e Mato Grosso do Sul. A integração reforça o combate ao crime organizado nas regiões fronteiriças com a Bolívia e o Paraguai.

A nova plataforma, denominada “S3I”, vai auxiliar no planejamento operacional das atividades policias, explica o secretário adjunto de Inteligência da Sesp, delegado Gustavo Garcia. “A ideia principal dessa união é subsidiar operações integradas nessas regiões fronteiriças. O compartilhamento dos dados nos permite maior celeridade no tempo de resposta. Isso significa ações pontuais e efetivas para cada problema” disse o secretário.

O alinhamento das informações foi discutido nesta quinta-feira (16.02) durante uma reunião com os responsáveis pelos setores de inteligência de MT, MS e PR. A comitiva passou por uma rápida apresentação ao sistema para entender os caminhos para consulta e inserção de informações e as ferramentas disponíveis no S3I. Com o novo sistema, as unidades poderão inserir e buscar informações sobre crimes e criminosos que muitas vezes estão foragidos nesses Estados.

O termo de cooperação entre os Estados foi assinado no último dia 07.02 (terça-feira) em Rondonópolis durante a solenidade de instalação do Subcomitê Operacional Integrador que irá coordenar as ações integradas nos municípios fronteiriços.

A expansão no compartilhamento das informações foi apoiada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O coordenador de inteligência do órgão, Romano Costa, destacou o avanço no compartilhamento de informação. “A parceria interestadual firmada aqui amplia a eficiência nos trabalhos não só nesses Estados, mas também acrescenta à Segurança Nacional uma vez que a identificação dos problemas permite traçar um planejamento e debater os resultados, gerando políticas de combate aos delitos transfronteiriços” ressaltou.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114