Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Sexta, 11 de agosto de 2017, 10h11

Quase mil pessoas participam de ações dos projetos sociais da PJC nas escolas


Quase mil pessoas, entre alunos e professores, de duas escolas de Cuiabá participaram da ação da Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Polícia Judiciária Civil, denominada “Volte às aulas em paz, de bem com a vida e de cara limpa contra as drogas”. O trabalho que reuni dois projetos sociais da PJC alcançou mais de 950 alunos e 25 professores de escolas estaduais Heliodoro Capistrano no Parque Cuiabá e Padre Wanir, no bairro Coophamil em Cuiabá.

As atividades de prevenção iniciaram na segunda-feira (07.08) na Escola Padre Wanir, atendendo 60 alunos do 1° ano do ensino. Na escola Heliodoro Capistrano, os projetos seguem com um ciclo de palestras, durante toda semana, para mais de 900 alunos do ensino médio, além da realização da sala do educador para 25 professores do período matutino.

No encontro com os docentes, o investigador de polícia, Ademar Torres Almeida, destacou o planejamento de ações que envolva a integração de representantes dos diferentes segmentos da escola: direção, coordenadores, professores, funcionários, estudantes, famílias e comunidade. O objetivo é construir um projeto de prevenção como forma de minimizar as vulnerabilidades e violências presentes na unidade escolar.

“O tema prevenção às drogas não é um componente obrigatório no currículo das escolas, mas em razão de sua importância e atualidade, está cada vez mais presente nas propostas educacionais. Cabe a cada escola definir suas estratégias de acordo com sua autonomia, para promover a integração do tema da prevenção do uso de álcool e outras drogas com as ações do dia a dia”, destacou o investigador.

Além das ações de prevenção, o trabalho da Polícia Comunitária resultou na prisão em flagrante de aluno maior de idade e na apreensão de outros dois menores, todos do ensino médio. O jovem era aluno e maior de idade e atuava dentro da escola praticando o comércio e influenciando os colegas ao uso de substâncias entorpecentes.

A condução das abordagens foi realizada pelos investigadores dos projetos sociais, que após ministrarem as palestras e receberam informações sobre o comércio ilícito na escola. Com a autoriação da escola foram realizadas buscas que levaram a prisão o jovem pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção de menores.

A programação dos projetos sociais se estenderá por todo o mês de agosto e esta semana será fechada com os alunos do ensino médio na escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande nos três períodos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114