Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Terça, 15 de agosto de 2017, 14h21

Trabalho do Gefron e Defron é apresentado aos alunos da Escola de Comando do Exército


Foto por: Lenine Martins
,

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, ministrou palestra para o alto-comando da 13º Brigada de Infantaria Motorizada - Brigada Barão de Melgaço e alunos oficiais da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), do Rio de Janeiro. Ele foi um dos palestrantes do “Painel Temático de Segurança e Defesa na Faixa de Fronteira”, evento organizado na segunda-feira (14.08) pelo Exército Brasileiro aos alunos em viagem de estudos estratégicos do Curso de Comando e Estado-Maior. Além do secretário de Segurança Pública, participaram também o general Fernando Dias Herzer e o superintendente da Polícia Federal, Áderson Vieira Leite.

Jarbas citou que para alcançar êxito nas ações de combate ao crime na fronteira é necessário a integração com os profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Sistema Prisional, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, por meio de compartilhamento de dados, para que juntos desencadeiem operações para o desmonte das organizações criminosas.

A criação da primeira Célula de Inteligência Integrada de Fronteira, em Cáceres (a 250 km de Cuiabá), no início deste ano, abrigando em um único espaço operadores de inteligência das forças de segurança estadual e federal para o combate ao crime, foi essencial. A célula faz parte da Delegacia de Fronteira (Defron).

“A sensação de segurança para a população é ver as unidades atuando com integração e interação. O resultado é o enfrentamento à criminalidade mais eficaz. De janeiro a junho deste ano houve um aumento de 21% nas apreensões em Mato Grosso, se comparado ao mesmo período do ano passado”, ressaltou.

Outro braço da Secretaria de Estado de Segurança Pública para combater crimes na fronteira é o Grupo Especial de Fronteira (Gefron). Criado em 2002, ele desempenha atividades de combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos. O grupamento especializado atua nos 983 km de fronteira (seca e alagada) que separam o Brasil e a Bolívia.

Os policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes.

São três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base do grupamento, em Porto Esperidião.

Os policiais também atuam em parceria nos seis postos fixos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) do Corixa, Corixinha, Las Petas, Fortuna, Ponta do Aterro e Marfil.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114