Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Terça, 19 de fevereiro de 2019, 13h16

Videomonitoramento flagra ações criminosas e prende suspeitos


Em janeiro de 2019, o sistema de videomonitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) captou 169 ocorrências nas principais vias de Cuiabá e Várzea Grande. Deste número, 60% foram flagrantes delitos de tentativa de roubo e furto, ameaça, direção perigosa e tráfico de drogas. Os dados são do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que também registra boas ações.

Uma das tentativas de furto frustrada aconteceu na tarde da última quinta-feira (14), na Travessa João Dias, esquina com a Rua 13 de Junho, no centro de Cuiabá. Mesmo com a movimentação da via pública, um homem segurando um capacete abria o baú das motos estacionadas e depois tentava ligar algumas motocicletas. Neste momento, o operador do Ciosp aproximou a imagem e solicitou apoio policial, que prendeu o homem. Veja o vídeo.

  

Durante toda a ação, o operador das câmeras de videomonitoramento e o policial que atendeu a ocorrência mantiveram diálogo via rádio até o encerramento da operação.

Em Cuiabá e Várzea Grande são 102 câmeras instaladas em pontos estratégicos da região central e na periferia. Atualmente, seis operadores e quatro supervisores se revezam em turnos - manhã, tarde e noite - no monitoramento das imagens. Cada operador monitora de 10 a 12 câmeras.

"Os operadores estão aptos para identificar atitudes suspeitas e realocar as imagens para flagrar delitos criminais. Quando este tipo de imagem é captada, o operador comunica o supervisor e imediatamente a força policial é acionada", destacou o gerente técnico do Ciosp, sargento BM Leandro Alves.

Prevenção e repressão

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Paulo Fortes Pereira, disse que a meta da atual gestão é ampliar o videomonitoramento. Para o gestor, as câmeras auxiliam na prevenção e repressão.

"Vamos buscar parceria para garantir a ampliação, pois é um método de trabalho que traz benefícios para a segurança pública. A atuação impede a prática do delito criminal e também reprime", avaliou.

As câmeras auxiliam nas investigações policiais das Delegacias, Juizados e do Ministério Público. Um acidente flagrado no dia 16 de janeiro de 2019, na Avenida Isaac Póvoas, mostra o momento do choque entre dois veículos, conforme vídeo.

  

"As imagens são sempre importantes para esclarecer a dinâmica dos acidentes, estabelecer a velocidade dos veículos, eliminando assim, eventuais dúvidas relacionadas ao evento. Na investigação, as imagens auxiliam na identificação de veículos envolvidos, quando há fuga do local, possibilitando a responsabilização do condutor", enfatizou o titular da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Christian Cabral.

Diariamente, o Ciosp recebe cerca de cinco processos das instituições solicitando imagens para apuração de delitos criminais.

Boa ação

Cuidado e ajuda ao próximo também são imagens que fazem parte do dia a dia dos operadores do viodeomonitoramento.

Na quinta-feira (14), um veículo teve problemas mecânicos em uma das vias da Avenida Miguel Sutil. O carro ficou na rua, o que dificultava o livre tráfego na região. Ao perceber a situação, motoristas que passavam pelo local pararam e ajudaram o condutor a colocar o carro em local seguro. Veja o vídeo.

Outras boas ações também já foram flagradas pelas câmeras, a exemplo de doação de alimentos a moradores de ruas e ajuda a idosos.

  



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114