Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Sábado, 09 de outubro de 2021, 07h32

Polícia recorre a empresários para criar estratégia de combate a roubo de fios elétricos em ROO


 

.

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis realizou na manhã desta quinta-feira (07.10), uma reunião com representantes do município e sociedade organizada para discutir estratégias de combate aos crimes de furtos de fiação elétrica.

A ação faz parte da operação “Grupo 11", deflagrada em julho deste ano pela Derf de Rondonópolis para reprimir esse tipo de crime que vêm ocorrendo na cidade.

Os delegados da Derf, Santiago Rozendo Sanches e Silva e João Paulo Praisner, e o delegado regional, Thiago Damasceno, convidaram a sociedade organizada e comércio local para definir ações e inibir esses tipos de crimes.

Representantes do poder público, sociedade organizada e comerciante de materiais recicláveis debateram sobre as ações necessárias para coibir os crimes patrimoniais, em especial os ocorridos em construções, casas comerciais e prédios públicos.

Como forma de ação preventiva, a Polícia Cikvil orientou os comerciantes e empresários visados, para que não possam incorrer em crimes, a exemplo da receptação. Também foi pontuada a necessidade de unir forças para coibir esse tipo de crime na região.

Para tanto é essencial a criação de ações entre os entes públicos, comerciantes de sucatas e cobre, construtoras, entre outras instituições que estão sendo diretamente afetadas com este tipo de crime.

Durante a reunião foram acordadas medidas como a criação de uma política municipal de reconhecimento da relevância dos profissionais do ramo; viabilização de um projeto de mapeamento e intervenção ativa sobre a população em situação de rua na cidade; campanha de conscientização de combate ao roubo e furto. Além de realizar atividades para amenizar os problemas sociais, como os usuários de drogas, aglomerações na região central.

A Derf de Rondonópolis elaborará uma sugestão de modelo de compra de materiais como sucata e cobre, bem como serão organizadas operações conjuntas envolvendo as forças de segurança pública.

Conforme o delegado Santiago Rozendo, no período da operação houve a redução de 90 % dos índices de crimes dessa natureza.

“Foram realizadas ações investigativas repressivas, cumprimentos de busca e, neste contexto da operação, a Derf convidou os profissionais atuantes no comércio de venda desses materiais, para traçar estratégias sobre o controle de compra e venda,' disse ele.

O delegado considera que a reunião foi bastante produtiva, sendo esclarecidas sobre as consequências penais de quem adquire material oriundo de crime.

“Saímos com metas a serem alcançadas. Mais um trabalho visando a repressão e a conscientização dos comerciantes sobre o assunto, bem como acreditamos que tenhamos ainda mais a diminuição desses tipos de ocorrência”, finalizou o delegado.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114